21.
Design Thinking e educação em valores
Nesta aula, foi mostrado como a
utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos aliada à
metodologia do Design Thinking, leva alunos a prototipagem e
soluções para problemas da escola e da comunidade. Esta metodologia
pode contribuir para a construção de ferramentas que promovam a
cidadania. Retornando a ideia do Design Thinking, que é a
metodologia que integra colaboração multidisciplinar e interativa à
criação de produtos, sistemas e serviços inovadores, com foco no
usuário final. Adaptando esta ideia para o ambiente escolar, devemos
considerar o aluno como “usuário final” e utilizar o conceito de
Design Thinking centrado no ser humano.
O
Design Thinking centrado no ser humano tem esse nome porque o
processo de concepção de serviços inovadores, começa por examinar
as necessidades, sonhos e comportamentos das pessoas a serem afetadas
pelas soluções projetadas, ouvindo e compreendendo-as; ou seja, o
foco será nas pessoas que utilizarão os serviços.
Dentre
os processos de Design Thinking existem três processos
principais: ouvir (entender), criar (prototipar soluções) e
implementar (testar).
Na
escola, é recomendável trabalhar projetos que tenham como foco os
conteúdos baseados na temática dos Direitos Humanos, pois desta
forma, o processo educacional pode cumprir uma dupla função:
instruir e ao mesmo tempo, formar o aluno para a cidadania.
22.
Prototipação e projetos de cidadania
Nesta
aula, foram apresentados exemplos de projetos que mostram como o
Design Thinking e a prototipação de soluções para
problemas sociais contribuem para a construção da cidadania. No
Protótipo 1 foi apresentado uma ideia de compostagem para resolver
um problema de saneamento básico. Esta composteira tinha a área de
5 m x 2 m. O mais interessante é que ajudava a resolver o problema e
ainda gerava renda com a venda dos resíduos de adubo. No protótipo
2, foi apresentado a ideia da fabricação de um filtro caseiro para
cozinhar, devido à falta de água em uma comunidade. A ideia era
construir um filtro bom e barato para ter acessibilidade ao produto.
No protótipo 3 foi feito um trabalho sobre orientação vocacional,
onde foi criado um portal para ajuda aos indecisos.
23.
Assembleias escolares e construção de valores
Nesta aula foi explanado sobre
as assembleias escolares. São espaços de diálogo e de construção
de valores. Discutiu-se como implementá-las e seu papel para
modificar as relações interpessoais na escola e para transformar a
comunidade em seu entorno. As Assembleias Escolares são uma
importante ferramenta na resolução de conflitos, pois é o momento
institucional da palavra e do diálogo, e tem por finalidade promover
a participação das pessoas nos espaços de decisão, e estimular a
convivência coletiva e o relacionamento entre as pessoas. Os tipos
mais comuns de Assembleias Escolares são: as Assembleias de Classe
(feita pelos alunos, dentro da sala de aula), Assembleia Docente
(realizada pelos professores), Assembleia de Escola (realizada por
representantes de alunos, docentes, gestores e funcionários da
escola) e Fóruns Escolares (assembleia ampla que envolve toda a
comunidade no entorno da escola).
A
realização das assembleias deve seguir uma série de procedimentos,
são eles: a mobilização do grupo, a sistematização da
periodicidade, definição dos assuntos que podem ser debatidos em
uma assembleia, preparação da pauta, registro de atas simplificadas
e a coordenação da assembleia.
O
Fórum Escolar é um tipo de assembleia mais ampla que procura
envolver a comunidade e articular os seus diversos segmentos, tendo o
objetivo de desenvolver ações mobilizadoras no convívio escolar em
torno de temas, como ética, democracia e cidadania.
24.
Vídeo "Assembleias escolares" MEC
Nesta aula, foi mostrado um vídeo sobre a possibilidade de se
encaminhar a efetiva implementação da democracia na realidade de
escolas de ensino fundamental por meio das assembleias escolares, em
suas várias formas de organização.
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