Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Psicologia da Aprendizagem Semana 04

13. O que são mapas conceituais?

Nessa aula, foi explanado o que os mapas conceituais são um tipo especial de organizador gráfico, formado por proposições que explicitam as relações entre os conceitos. Mostrado também como instalar o programa CmapTools no site http://camp.ihmc.us. O percurso das aulas será sobre proposição, elaboração, revisão e colaboração. Exemplificado algumas formas de mapas. Primeiro, um infográfico de tudo aquilo que é publicado na internet em um minuto; Depois um mapa mental, algum tipo de “gerenciador do tempo” ou “gestão de tempo” e; por último, um mapa conceitual, onde existe uma associação de conceitos, com caixas ligadas por setas. Os mapas conceituais necessitam de uma questão focal para que fique claro suas definições. Demonstrado através de um mapa conceitual, os Mapas conceituais facilitam o pensamento sistêmico, é a busca de relações entre parte e o todo. Apresentam proposições, garantem a clareza e favorece a comunicação. Contém conceito inicial, termo de ligação e conceito final, onde explica essa relação. O que são proposições? Mostrado também em formato de Mapa conceitual, Proposições explicitam a relação entre conceitos e são regularidades percebidas em objetos e eventos. Devem ter alto grau de clareza semântica e é garantida quando a frase de ligação apresenta verbo. As proposições podem conter erros conceituais que podem ser identificados e corrigidos


 

14. Como elaborar bons mapas conceituais?

Nessa aula, foi conhecido quais são as etapas principais para elaborar bons mapas conceituais utilizando o programa CmapTools. Bons mapas são representações fidedignas do nosso conhecimento e podem revelar erros e imprecisões conceituais. Foi trabalhado na interface do Cmaptools alguns conceitos sobre “Ciências da Natureza”. Primeiro, define-se o tema que vai ser mapeado. Faz-se um “brainstorm” dos assuntos que se quer articular, esta será a matéria-prima para o mapa. A partir daí, começa a estruturação dos assuntos com os termos de ligação equivalentes a cada assunto. Cria-se estacionamentos de conceitos e desenvolvimento de proposições. Lembrando sempre que ocorre um conceito, depois um termo de ligação e a seguir, outro conceito. Podemos colorir as caixas de assuntos para melhorar o caminho de visualização do que será proposto, organizando assim, o visual do mapa conceitual.
























Interface do Cmaptools





15. O que eu faço para melhorar meus mapas conceituais?

Nessa aula, foi visto porque é importante organizar os conceitos hierarquicamente para facilitar o entendimento do seu mapa. Aprendemos a usar a Tabela de Clareza Proposicional para garantir a clareza das suas proposições. Nada mais é do que importar as proposições do texto para uma planilha do Excel, para analisar uma clareza semântica. Exploramos a revisão contínua do Mapa conceitual ajustando a pergunta focal ao conteúdo mapeado.

16. Como usar mapas conceituais em atividades colaborativas

Nessa aula, foi verificado como os mapas conceituais podem ser úteis para estimular a aprendizagem colaborativa. Um exemplo prático envolvendo interdisciplinaridade e currículo foi discutido para ilustrar esse fato. Foi descrito a colaboração em 3 etapas: Externalização (pensamento convergente MC individual, ou seja, um sabe o tema e repassa para todos, participantes organizam suas próprias ideias), Elicitação (pensamento divergente, discussão a partir de MC individual, todos entendem do tema porém, com uma visão diferente, potencializa insights criativos) e Consenso (Pensamento convergente, baixa sinergia, MC colaborativo onde todos trabalham num objetivo comum porém, às vezes separados). O Consenso, para se ter um bom trabalho teve ter uma Alta Sinergia, onde todos participaram e todos estão sabendo do que se trata o assunto proposto.





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