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O que são mapas conceituais?
Nessa aula, foi explanado o que os mapas conceituais são um tipo
especial de organizador gráfico, formado por proposições que
explicitam as relações entre os conceitos. Mostrado também como
instalar o programa CmapTools no site http://camp.ihmc.us. O percurso
das aulas será sobre proposição, elaboração, revisão e
colaboração. Exemplificado algumas formas de mapas. Primeiro, um
infográfico de tudo aquilo que é publicado na internet em um
minuto; Depois um mapa mental, algum tipo de “gerenciador do tempo”
ou “gestão de tempo” e; por último, um mapa conceitual, onde
existe uma associação de conceitos, com caixas ligadas por setas.
Os mapas conceituais necessitam de uma questão focal para que fique
claro suas definições. Demonstrado através de um mapa conceitual,
os Mapas conceituais facilitam o pensamento sistêmico,
é a busca de relações entre parte e o todo.
Apresentam proposições, garantem a clareza e favorece
a comunicação. Contém conceito inicial, termo de
ligação e conceito final, onde explica essa
relação. O que são proposições? Mostrado também em formato de
Mapa conceitual, Proposições explicitam a relação entre
conceitos e são regularidades percebidas em objetos e
eventos. Devem ter alto grau de clareza semântica e é
garantida quando a frase de ligação apresenta verbo. As
proposições podem conter erros conceituais que podem ser
identificados e corrigidos.
Nessa aula, foi conhecido quais são as etapas principais para
elaborar bons mapas conceituais utilizando o programa CmapTools. Bons
mapas são representações fidedignas do nosso conhecimento e podem
revelar erros e imprecisões conceituais. Foi trabalhado na interface
do Cmaptools alguns conceitos sobre “Ciências da Natureza”.
Primeiro, define-se o tema que vai ser mapeado. Faz-se um
“brainstorm” dos assuntos que se quer articular, esta será
a matéria-prima para o mapa. A partir daí, começa a estruturação
dos assuntos com os termos de ligação equivalentes a cada assunto.
Cria-se estacionamentos de conceitos e desenvolvimento de
proposições. Lembrando sempre que ocorre um conceito, depois um
termo de ligação e a seguir, outro conceito. Podemos colorir as
caixas de assuntos para melhorar o caminho de visualização do que
será proposto, organizando assim, o visual do mapa conceitual.
Interface
do Cmaptools
Nessa aula, foi visto porque é importante organizar os conceitos
hierarquicamente para facilitar o entendimento do seu mapa.
Aprendemos a usar a Tabela de Clareza Proposicional para garantir a
clareza das suas proposições. Nada mais é do que importar as
proposições do texto para uma planilha do Excel, para analisar uma
clareza semântica. Exploramos a revisão contínua do Mapa
conceitual ajustando a pergunta focal ao conteúdo mapeado.
Nessa aula, foi verificado como os mapas conceituais podem ser úteis
para estimular a aprendizagem colaborativa. Um exemplo prático
envolvendo interdisciplinaridade e currículo foi discutido para
ilustrar esse fato. Foi descrito a colaboração em 3 etapas:
Externalização (pensamento convergente MC individual, ou seja, um
sabe o tema e repassa para todos, participantes organizam suas
próprias ideias), Elicitação (pensamento divergente, discussão a
partir de MC individual, todos entendem do tema porém, com uma visão
diferente, potencializa insights criativos) e Consenso (Pensamento
convergente, baixa sinergia, MC colaborativo onde todos trabalham num
objetivo comum porém, às vezes separados). O Consenso, para se ter
um bom trabalho teve ter uma Alta Sinergia, onde todos participaram e
todos estão sabendo do que se trata o assunto proposto.
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