A partir das
videoaulas de revisão, do texto-base da semana e do todo o material
estudado durante a disciplina, faça:
1. Uma descrição
de como o foco do processo educacional mudou do professor, como
figura isolada, para o processo de aprendizagem do aluno.
As
relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na
realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta
forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve
interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das
conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes
do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos
membros da espécie humana.
Neste
sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de
conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar
o aprendizado dos alunos e exposição onde o professor demonstrará
seus conteúdos. No entanto, este paradigma deve ser quebrado, é
preciso não limitar este estudo em relação comportamento do
professor com resultados do aluno; devendo introduzir os processos
construtivos como mediadores para superar as limitações do
paradigma processo-produto. O aprender se torna mais interessante
quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de
motivação em sala de aula. O prazer pelo aprender não é uma
atividade que surge espontaneamente nos alunos, pois, não é uma
tarefa que cumprem com satisfação, sendo em alguns casos encarada
como obrigação. Para que isto possa ser melhor cultivado, o
professor deve despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas
ações no desenvolver das atividades. O professor não deve
preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de
informações, mas também pelo processo de construção da cidadania
do aluno. Apesar de tal, para que isto ocorra, é necessária a
conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de
aprendizagem, aberto às novas experiências, procurando compreender,
numa relação empática, também os sentimentos e os problemas de
seus alunos e tentar levá-los à auto-realização. Não podemos
pensar que a construção do conhecimento é entendida como
individual. O conhecimento é produto da atividade e do conhecimento
humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste
em agir com intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a
atividade construtiva para assimilação.
Logo,
a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do
clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus
alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de
compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu
conhecimento e o deles. Indica também, que o professor, educador da
era industrial com raras exceções, deve buscar educar para as
mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa
abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a
formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas
responsabilidades sociais.
2. Uma descrição
da estrutura da Matemática como ciência, com destaque para alguns
aspectos desta estrutura que são importantes no ensino de
Matemática.
Matemática
é uma ciência, ou seja, é um processo de compreender e dar
significado às coisas. E esta ciência estuda as coisas que possuem
padrão de regularidade e de ordem lógica. Este é o princípio
máximo para iniciarmos qualquer estudo. Mas o que seria
esse padrão?
É algo que possui uma ordem ou algo que se repete e observamos
regularidades como, por exemplo, na natureza, as estações do ano
sempre ocorrem da mesma maneira, sabemos que sempre após o verão
virá o outono, depois o inverno, a primavera e o verão novamente.
Esta ordem também ocorre nas artes, nas construções, na música,
na sociologia e em quase todos os aspectos da vida cotidiana. A
função da Matemática é descobrir esta ordem e lhe dar sentido.
Os
professores de Matemática sempre ouvem em sala de aula perguntas
tais como: Para que serve
ou
onde é usado o assunto estudado? Como nem sempre o professor está
atento, ou preparado
para
responder a esta pergunta, geralmente é dada uma resposta que não
satisfaz. Além disso, o
ensino
da Matemática, é em geral, baseado nos métodos tradicionais que se
apoia na repetição. O
professor
resolve um exercício, o aluno repete o mesmo em sala de aula e
depois torna a resolver
exercícios
semelhantes em casa. O aluno age passivamente no processo
ensino-aprendizagem.
Referência:
DEVLIN,
K. Matemática – a ciência dos padrões. Porto: Porto editora,
2002.
3. Uma descrição
breve de algumas habilidades que os estudantes podem adquirir no
estudo de Matemática, e aproveite para explicar brevemente como elas
podem ser adquiridas.
Os
números são um problema para muitas pessoas, especialmente quando
nos referimos a matemática. Estudantes
que pensam em voz alta enquanto estão resolvendo um problema de
matemática podem resolvê-lo mais rapidamente e com maiores
possibilidades de encontrar a resposta certa quando comparado com
aqueles que não fazem isso. Além disso, fazer uma representação
gráfica do problema pode colaborar na resolução. Então, quando
tiver que fazer uma conta de cabeça, tente fazer em voz alta. E se
você tiver algum problema de matemática para resolver, faça um
esboço dele, isso pode facilitar a resolução. Além
dessa habilidade, outras habilidades que poderemos adquirir ao longo
do ciclo acadêmico são:
Pré-Escola
Combina/seleciona/nomeia objetos por cor,
tamanho e forma; conta/soma até nove objetos; avalia objetos por
quantidade, dimensões, tamanho (p. ex., mais/menos, mais
longo/menor, mais alto/mais baixo, maior/menor/igual; recita e
reconhece numeros de 1-20; escreve números de 1-10; compreende
conceitos de adição e subtração; conhece símbolos +, -, =:
reconhece o todo X metade; compreende os ordinais (primeiro, quinto);
aprende conceitos incipentes de peso, tempo (p. ex., antes/depois;
compreende que o almoço é às 12 horas; diz a hora no relógio),
dinheiro (sabe o valor de algumas moedas) e temperatura (mais
quente/mais frio); tem consciência de localização (p. ex.,
acima/abaixo, esquerda/direita, mais próximo/mais distante);
interpreta mapas simples e gráficos.
Primeira
Série
Conta/lê/escreve/ordena número até 99;
começa a aprender fatos da adição e subtração; realiza problemas
simples de adição/subtração (p. ex., 23 + 11); compreende
multiplicação como sendo a adição repetida; conta de 2 em 2, de 5
em 5 e de 10 em 10; identifica números pares e ímpares; estima
respostas; compreende 1/2, 1/3, 1/4; obtém conhecimento elementar do
calendário (p. ex., conta quantos dias dias até seu aniversário),
tempo (diz a hora em termos de meia hora; compreende horários, lê
relógio digital), medidas (uma xícara, uma colher de chá, um
litro, cm, kg) e dinheiro (sabe o valor de agumas moedas; compara
preços); soluciona problemas verbais simples com números; lê
gráficos e mapas.
Segunda Série
Identifica/escreve números até 999;
soma/subtrai números com dois e três dígitos com e sem
reagrupamento (p. ex., 223 + 88, 124 - 16); multiplica por 2, 3, 4,
5; conta de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100 eme 100;
lê/escreve numerais roamnos até XII; conta dinheiro e faz troco até
10 reais; reconhece dias da semana, meses, estações do ano no
calendário; diz a hora em termos de 5 minutos em um relógio com
ponteiros; aprende medidas básicas (centímetros, metros, gramas,
quilograma); reconhece equivalentes (p.ex., dois quartos = metade,
quatro quartos = um inteiro); divide área em 2/3, 3/4, décimos; faz
graficos com dados simples.
Terceira Série
Compreende milhares; soma e subtrai números
de quatro dígitos (p.ex., 1 017 - 978); aprende fatos da
multiplicação até 9 x 9; soluciona problemas simples de
multiplicação e divisão (642 x ou dividido por 2); relaciona
divisão com subtrações repetidas; aprende numerais romanos mais
difíceis; introdução a frações (soma/estima/organiza frações
simples; compreende números mistos); e geometria (identica hexágono,
pentágono); compreende diâmetro, raio, volume, área; compreende
decimais, começa aprender números negativos, probabilidade,
porcentamegem, razão; soluciona problemas verbais mais difíceis de
matemática.
Quarta Série
Soma colunas de três ou mais números;
multiplica números de três dígitos por números de dois dígitos
(348 x 34); realiza divisão simples (44/22); reduz frações a seus
menores termos; soma/subtraius frações com diferentes denominadores
(3/4 + 2/3); soma/subtrais decimais, converte decimais em
porcentagens; conta/faz troco para 20 reais; estima a hora; pode
medir o tempo em horas, minutos e segundos; realiza cáculos de áreas
de retângulos; identifica linhas paralelas, perpendiculares e com
intersecção; calcula peso em toneladas, extensão em metros e
volume em centímetros cúbicos.
Quinta Série
Multiplica números com três dígitos (962
x 334); pode realizar problemas mais difíceis de divisão (102
dividido por 32); soma, subtrai, multiplica números mistos; divide
um número inteiro por uma fração; representa frações como
decimais, proporções, percentuais; soma, subtrai, multiplica com os
demais, divide um decimal por um número inteiro; compreende uso de
equações, fórmulas, "trabalhar de trás para frente";
estima produtos e quocientes; começa aprender sobre expoentes, maior
denominador comum, bases, fatores primos, números compostos, números
inteiros; compreende porcentagens, razões; compreende média,
mediana, modo; mede área/circunferência de um círculo,
perímetro/áreas de triângulos e paralelogramos; realiza conversões
métricas; usa compasso, transferidor; lê desenhos em escala.
Ensino Médio
Domina ordem de operações em problemas
complexos; multiplica/divide frações; soma, subtrai, multiplica,
divide decimais em termos milionésimos; converte decimais para
fração, percentuais, proporções; compreende números reais,
racionais, irracionais e diferentes bases numéricas, calcula raízes
quadrada e cúbica; estima porcentagens/proporções; calcula
descontos, impostos em liquidações, gorjetas em restaurantes;
compreende margem de lucros, comissão, juros simples, juros
compostos, percentual de aumento/desconto; compreende ângulos
(complementares. suplementares, adjacentes, receptores,
congruentes...); calcula volume de cilindro; calcular arco do
círculo; compreende figuras equilaterais, isósceles, escalenas,
obtusas; organiza conjuntos de dados; coordenadas em gráficos,
transformações, reflexos, rotações, equações com duas
variáveis; soluciona equações pela substtuiição; começa a
aprender sobre probabilidade condicional, permutações, análise
fatorial, freqüência relativa, curva normal; teorema de Pitágoras;
aprofunda conhecimento sobre habilidades e conceitos aprendidos
anteriormente.
Texto extraído e adaptado do livro:
Dificuldades de Aprendizagem de A a Z - Corinne Smith e Lisa Strick,
2001 - Ed Artmed. pg. 316 e 317
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