Leia os dois textos abaixo e escreva, em uma página, uma análise
comparativa das duas visões. Fique à vontade para tomar partido na discussão e
defender seu ponto de vista pessoal, que pode ser diferente de ambos os expostos.
O importante é que seu texto faça uma opção pedagógica e a defenda.
TEXTO 1
O ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio sempre
foi considerado um dos pilares na formação pessoal e profissional dos jovens. Entre
as competências e habilidades que o estudo de Matemática agregaria à formação
dos estudantes estão a capacidade de resolver problemas, o rigor de pensamento
e a precisão na expressão de ideias. Estas habilidades sempre foram
consideradas extremamente importantes no exercício da cidadania e de atividades
profissionais. É um elemento que diferencia um profissional dentro do mercado
de trabalho. Nos últimos anos, uma nova visão foi incorporada ao processo
escolar. As escolas se tornaram mais inclusivas. O estudo e o ensino estão
centralizados no aluno. Dentro deste quadro há uma busca constante de um ensino
mais participativo e onde o aluno seja protagonista. A contextualização e a
interdisciplinaridade desempenham papel importante neste cenário. Através de um
estudo repleto de situações e exemplos que façam sentido real para o aluno, ele
poderá obter as habilidades citadas acima. Através de exemplos reais e
aplicados ao seu dia a dia, ele poderá entender de forma efetiva a importância
do rigor de pensamento e de expressão. Não é possível esperar que jovens vão
descobrir a importância de pensar de forma rigorosa resolvendo equações cujo
significado e importância lhe são distantes. Através de exemplos como os vistos
na aula de probabilidade (exame de detecção de doença e o caso do assalto),
podemos obter o interesse e a participação dos alunos e ao mesmo tempo
desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes.
TEXTO 2
O ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio sempre
foi considerado um dos pilares na formação pessoal e profissional dos jovens. Entre
as competências e habilidades que o estudo de Matemática agregaria à formação
dos estudantes estão a capacidade de resolver problemas, o rigor de pensamento
e a precisão na expressão de ideias. Estas habilidades sempre foram consideradas
extremamente importantes no exercício da cidadania e de atividades
profissionais. É um elemento que diferencia um profissional dentro do mercado
de trabalho. As habilidades citadas acima serão assimiladas se o ensino estiver
pautado pelo rigor de raciocínio e expressão. Na resolução de problemas e na
formulação das respostas, o aluno deve ser incentivado a realizar suas tarefas
com este espírito “lógico”. E isto independe de contextualização ou
interdisciplinaridade. É um aprendizado interno que se dá dentro da Matemática.
Para efeito de comparação, lembramos que poesia não é interdisciplinar nem
demanda contextualização. E parece haver consenso entre os educadores que a
leitura de poesias (e literatura em geral) contribui enormemente para a
formação de cidadãos e profissionais. Aprender que há diferença entre “e” e
“ou”, que “implica” e “equivale” não são a mesma coisa, é altamente formador
para o aluno, e o professor não precisa buscar exemplos concretos e reais para
esta discussão. A Matemática vai fornecer estas habilidades tão importantes na
medida em que for estudada por si mesma.
No textos acima
propostos, concordo em partes. Os ensinos fundamental e médio são pilares porém,
a educação e a resolução de problemas, nem sempre vem de escola. Habilidades de
saber como lidar com o mundo na formação de caráter, infelizmente, não se
aprende na escola ou em casa mas sim, na rua. Por isso, tanto a escola como a
família precisam ter uma visão mais “carinhosa” sobre este assunto. A família tem
um papel fundamental na vida de um aluno, precisando de todo apoio e carinho
que, só a família pode proporcionar. Casos atípicos podem acontecer? Sim! Porém
quando se há apoio de qualquer um, seja de qualquer tipo, o aprendizado fica
mais fácil e leve, fazendo com que este aluno se sinta mais confiante para
enfrentar todos os problemas do cotidiano. Claro que não podemos ignorar o
aprendizado do raciocínio lógico e toda sistemática por trás da disciplina em
questão. A minha opinião, a base de uma mente sã gira em torno de uma família
feliz.
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