Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 20 de novembro de 2016

Didática para o Ensino da Matemática Semana 06

Responda às perguntas:

1. Você acha viável explorar a ideia de “beleza” no ensino de Matemática? Justifique.
Sim, é viável. Não tem como não explorar este lado pois a matemática está em todos os
lugares, basta ter olhos para perceber as curvas e os lados dos prédios, calçadas, etc...
Fora as divisões das ondas sonoras mostradas através da música, tem coisa mais linda que isso??

2. A conexão entre arte e matemática é muito antiga. Você acha importante que esta conexão seja mostrada aos alunos e à sociedade? Dê exemplos de como isso poderia ser feito.
Sim. Toda disciplina merece ser contada de onde veio e qual foi a sua evolução até o dia de hoje. As “belezas” das conexões que acontecem na evolução evidencia e enriquece a disciplina como um todo, trazendo ao aluno a vontade de querer saber mais e mais sobre a mesma. Isto poderia ser feito através de jogos divertidos,  algo como jogo da memória ou Jogo de quebra cabeça para que as evoluções sejam conectadas da forma correta com que aconteceram.

3. Do seu ponto de vista, o professor de matemática tem benefícios em conhecer a ligação entre arte e matemática e entre matemática e outras ciências? Este saber modifica atuação do professor? Como?

Claro que sim!!! Quando o professor ama sua disciplina, ele quer saber tudo sobre ela. A ligação entre a arte e a matemática faz parte deste processo. Quando um professor sabe utilizar esta arte em favor da didática, as aulas ficam mais dinâmicas e divertidas, ao ponto do aluno nem perceber que aprendeu pois, divertiu-se tanto que “integrou-se” na disciplina, ou seja, naquele momento tornou-se parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário