Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

sábado, 5 de novembro de 2016

Práticas para o Ensino da Matemática Semana 04

Responda às duas perguntas a seguir:
1. Explique as diferenças entre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para saber as diferenças entre estes conceitos, precisamos saber o que cada um significa. A Multidisciplinaridade trata-se de mais de uma disciplina e aparentemente, não tem relação uma com a outra.  Cada disciplina permanece com sua metodologia própria e não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de  uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas. A Plurisciplinaridade é um sistema de um só nível e de objetivos múltiplos, com cooperação mas sem coordenação. Há troca entre as disciplinas ainda que não seja organizada. Propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”. A Interdisciplinaridade se trata do intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada. É uma perspectiva metodológica comum a todos com a objetivo de integrar os resultados. Permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas. E a Transdisciplinaridade é uma etapa superior a interdisciplinaridade pois não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total, uma  interação global das várias ciências. É inovador e não é possível separar as matérias.

2. No trabalho “Várias abordagens metodológicas para o ensino da equação do segundo grau: uma experiência em escola pública”, disponível no AVA entre os materiais desta semana, há uma proposta para ensino de equações do segundo grau. Comente rapidamente esta proposta.

Este trabalho foi feito com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, ou seja, adolescentes. E para que estes adolescentes compreendessem as metodologias de ensino do tipo equações do segundo grau, foi utilizado abordagens do cotidiano deles, incluindo jogos, informática, leitura de livros, entre outras formas para resolução de problemas do seu cotidiano. Como exemplo, foi mostrado como medimos a área útil da quadra de esportes, vídeos do Telecurso 2000, livros paradidáticos, jogos de tabuleiro, Softwares, representações, entre outros. Com esta dinâmica de métodos, permite-se um aprendizado mais significativo por parte dos alunos, pois as chances deles se identificarem com estes métodos são bem maiores. 

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