Responda
às duas perguntas a seguir:
1.
Explique as diferenças entre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade,
transdisciplinaridade e interdisciplinaridade.
Para saber as diferenças entre estes conceitos, precisamos saber o que
cada um significa. A Multidisciplinaridade trata-se de mais de uma disciplina e aparentemente, não
tem relação uma com a outra. Cada
disciplina permanece com sua metodologia própria e não há um resultado
integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção
de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que
as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas. A Plurisciplinaridade é um sistema
de um só nível e de objetivos múltiplos, com cooperação mas sem coordenação. Há
troca entre as disciplinas ainda que não seja organizada. Propõe estudar o
mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é
“multidisciplinar”. A Interdisciplinaridade se trata do intercâmbio mútuo
e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada. É uma
perspectiva metodológica comum a todos com a objetivo de integrar os
resultados. Permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam
soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras
disciplinas. E a Transdisciplinaridade é uma etapa superior a
interdisciplinaridade pois não atinge apenas as interações ou reciprocidades,
mas situa essas relações no interior de um sistema total, uma interação
global das várias ciências. É inovador e não é possível separar as matérias.
2.
No trabalho “Várias abordagens metodológicas para o ensino da equação do
segundo grau: uma experiência em escola pública”, disponível no AVA entre os
materiais desta semana, há uma proposta para ensino de equações do segundo
grau. Comente rapidamente esta proposta.
Este trabalho foi feito
com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, ou seja, adolescentes. E para que
estes adolescentes compreendessem as metodologias de ensino do tipo equações do
segundo grau, foi utilizado abordagens do cotidiano deles, incluindo jogos,
informática, leitura de livros, entre outras formas para resolução de problemas
do seu cotidiano. Como exemplo, foi mostrado como medimos a área útil da quadra
de esportes, vídeos do Telecurso 2000, livros paradidáticos, jogos de
tabuleiro, Softwares, representações, entre outros. Com esta dinâmica de
métodos, permite-se um aprendizado mais significativo por parte dos alunos,
pois as chances deles se identificarem com estes métodos são bem maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário