Responda às duas perguntas a seguir:
1. Você acha viável o uso de jogos como recurso didático
pedagógico no Ensino Médio? Justifique sua resposta.
Concordo
plenamente. Os jogos, num mundo que a tecnologia avança a cada minuto, são
instrumentos valiosos
para o ensino, pois se constituem num ponto de partida para a construção do
conhecimento, possibilitando o aprendizado de conceitos e juízos. Os jogos podem
ser retirados do cotidiano, da experiência acumulada e de novas situações
criadas e construídas pelo próprio aluno. Dessa forma, o emprego de jogos na
sala de aula possibilitará a criação de um clima prazeroso de estudo, tanto
para o aluno quanto para o professor.
2. Considerando que a participação em Olimpíadas de
Conhecimento é uma tendência na educação do Brasil contemporâneo, descreva
brevemente as vantagens e os riscos que você percebe na participação neste tipo
de atividade.
É inevitável que as Olimpíadas do conhecimento tem mais vantagens do
que desvantagens. Na minha opinião, não consigo ver alguma desvantagem
considerável. Portanto, as vantagens podem começar pelo desafio. Não adianta
negar que desafios são divertidos. Outra vantagem é a oportunidade do aluno se aprofundar em
uma matéria que se tem interesse. Bolsas de Estudo também estão nestas disputas
e as escolas escolares particulares gostam de alunos com este perfil, portanto
abrem portas. Não só em escolas particulares, mas também abrem oportunidades em
faculdades no exterior. Além destas oportunidades, o currículo deste aluno fica
enriquecido, fazendo com que ele se diferencie de outros profissionais no
futuro. Além de todas estas vantagens, nestas olimpíadas sempre tem-se a
oportunidade de conhecer várias pessoas novas, aumentando o ciclo de amizades
que podem se estender ao mundo inteiro.
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