Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 20 de novembro de 2016

Práticas para o Ensino da Matemática Semana 06

Responda às duas perguntas a seguir:

1. Você acha viável o uso de jogos como recurso didático pedagógico no Ensino Médio? Justifique sua resposta.

Concordo plenamente. Os jogos, num mundo que a tecnologia avança a cada minuto, são instrumentos valiosos para o ensino, pois se constituem num ponto de partida para a construção do conhecimento, possibilitando o aprendizado de conceitos e juízos. Os jogos podem ser retirados do cotidiano, da experiência acumulada e de novas situações criadas e construídas pelo próprio aluno. Dessa forma, o emprego de jogos na sala de aula possibilitará a criação de um clima prazeroso de estudo, tanto para o aluno quanto para o professor.

2. Considerando que a participação em Olimpíadas de Conhecimento é uma tendência na educação do Brasil contemporâneo, descreva brevemente as vantagens e os riscos que você percebe na participação neste tipo de atividade.


É inevitável que as Olimpíadas do conhecimento tem mais vantagens do que desvantagens. Na minha opinião, não consigo ver alguma desvantagem considerável. Portanto, as vantagens podem começar pelo desafio. Não adianta negar que desafios são divertidos. Outra vantagem  é a oportunidade do aluno se aprofundar em uma matéria que se tem interesse. Bolsas de Estudo também estão nestas disputas e as escolas escolares particulares gostam de alunos com este perfil, portanto abrem portas. Não só em escolas particulares, mas também abrem oportunidades em faculdades no exterior. Além destas oportunidades, o currículo deste aluno fica enriquecido, fazendo com que ele se diferencie de outros profissionais no futuro. Além de todas estas vantagens, nestas olimpíadas sempre tem-se a oportunidade de conhecer várias pessoas novas, aumentando o ciclo de amizades que podem se estender ao mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário