Responda às perguntas abaixo:
1. A partir de sua experiência pessoal, de um colega
ou de alunos, cite um tema de Matemática de Ensino Fundamental ou Médio e
analise as dificuldades encontradas pelos estudantes na assimilação deste
conteúdo.
Pela
minha experiência pessoal, um assunto que sempre é de difícil assimilação pelos
alunos do Ensino Fundamental são as equações com variáveis. Nos problemas com
variáveis, estes alunos não conseguem enxergar a importância da disciplina e sentem
dificuldade em conseguir saber o porquê de estudar aquilo, visto que estas
equações são de difícil entendimento no cotidiano deles. O importante para
ajudar nesta assimilação seria uma boa didática e metodologias empregadas do
tipo jogos, softwares, livros paradidáticos, etc... para melhor compreensão da
resolução destas incógnitas.
2. Quais características de um livro didático você
considera relevantes para decidir sobre sua adoção ou não? Cite pelo menos 3
características e justifique. Quais as vantagens de se adotar um livro
didático?
Alguns itens são relevantes para a escolha de
adoção de um livro didático e devem seguir algumas perguntas como: Os conceitos
dos livros se apresentam de forma correta? A metodologia de ensino do livro é
estimulante, ou seja, ela vai despertar o interesse do aluno a estudar a
matéria através do livro? Nas atividades
práticas presentes neste livro existe uma preocupação com a integridade física
do aluno? Como exemplo: recomendações de segurança e primeiros socorros? E os
exercícios propostos são coerentes com a matéria?
Se todas as respostas para estas perguntas forem coerentes para o positivo, o professor poderá utilizar o livro em sala de aula e procurar desfrutar de todos os seus benefícios para o aluno. Agora se negativo, seja de qualquer uma destas perguntas, não utilize. A escolha de um livro duvidoso pode conduzir seus alunos a conceitos errôneos.
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Se todas as respostas para estas perguntas forem coerentes para o positivo, o professor poderá utilizar o livro em sala de aula e procurar desfrutar de todos os seus benefícios para o aluno. Agora se negativo, seja de qualquer uma destas perguntas, não utilize. A escolha de um livro duvidoso pode conduzir seus alunos a conceitos errôneos.
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3. Analise criticamente (seja concordando, discordando
ou fazendo um balanço) o seguinte trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Médio:
“Note-se que a interdisciplinaridade do aprendizado
científico e matemático não dissolve nem cancela a indiscutível disciplinaridade
do conhecimento.
O grau de especificidade efetivamente presente nas
distintas ciências, em parte também nas tecnologias associadas, seria difícil
de se aprender no Ensino Fundamental, estando naturalmente reservado ao Ensino
Médio. Além disso, o conhecimento científico disciplinar é parte tão essencial
da cultura contemporânea que sua presença na Educação Básica e,
consequentemente, no Ensino Médio, é indiscutível.
[...]
Um dos pontos de partida para esse processo é
tratar, como conteúdo do aprendizado matemático, científico e tecnológico,
elementos do domínio vivencial dos educandos, da escola e de sua comunidade
imediata. Isso não deve delimitar o alcance do conhecimento tratado, mas sim
dar significado ao aprendizado, desde seu início, garantindo um diálogo
efetivo.”
Eu
concordo em parte com o acima citado. Todas as ciências têm sua especificidade dificultosa
todavia, neste trecho diz que seria difícil de se aprender algumas ciências no
Ensino Fundamental, neste ponto discordo. Tudo, desde a infância, é ensinado
com dedicação, seja dos Pais, Avós, creches, entre outros. Para tudo tem-se uma
didática própria cujo método condiz com a faixa etária do aluno. Então por que
não começar a implantar o conhecimento de disciplinas específicas na infância?
Quando no mesmo texto diz que é necessário implantar o aprendizado no domínio
vivencial dos educandos, vejo que isso também pode ser feito, nos primeiros
passos de uma vida acadêmica. Claro, tudo com bom senso e parcimônia.
4. Compare as vantagens e as desvantagens das duas
propostas de Ensino de Análise Combinatória apresentadas na videoaula 16.
Justifique.
Ambas
propostas têm vantagens e desvantagens, isso dependerá do aluno e sua percepção
de aprendizado. Existem alunos que se sentem mais “à vontade” decorando fórmulas
e definições, assim eles resolvem os problemas como perfeitos “Softwares”. Isto
é errado ?? Claro que não!! Já outros preferem uma abordagem mais concreta e
racional, com pensamentos mais “humanistas”, achando a melhor forma para se
resolver os problemas propostos.
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