Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 6 de novembro de 2016

Didática para o Ensino da Matemática Semana 04

Responda às perguntas abaixo:

1. A partir de sua experiência pessoal, de um colega ou de alunos, cite um tema de Matemática de Ensino Fundamental ou Médio e analise as dificuldades encontradas pelos estudantes na assimilação deste conteúdo.

Pela minha experiência pessoal, um assunto que sempre é de difícil assimilação pelos alunos do Ensino Fundamental são as equações com variáveis. Nos problemas com variáveis, estes alunos não conseguem enxergar a importância da disciplina e sentem dificuldade em conseguir saber o porquê de estudar aquilo, visto que estas equações são de difícil entendimento no cotidiano deles. O importante para ajudar nesta assimilação seria uma boa didática e metodologias empregadas do tipo jogos, softwares, livros paradidáticos, etc... para melhor compreensão da resolução destas incógnitas.



2. Quais características de um livro didático você considera relevantes para decidir sobre sua adoção ou não? Cite pelo menos 3 características e justifique. Quais as vantagens de se adotar um livro didático?

Alguns itens são relevantes para a escolha de adoção de um livro didático e devem seguir algumas perguntas como: Os conceitos dos livros se apresentam de forma correta? A metodologia de ensino do livro é estimulante, ou seja, ela vai despertar o interesse do aluno a estudar a matéria através do livro? Nas atividades práticas presentes neste livro existe uma preocupação com a integridade física do aluno? Como exemplo: recomendações de segurança e primeiros socorros? E os exercícios propostos são coerentes com a matéria? 

            Se todas as respostas para estas perguntas forem coerentes para o positivo, o professor poderá utilizar o livro em sala de aula e procurar desfrutar de todos os seus benefícios para o aluno. Agora se negativo, seja de qualquer uma destas perguntas, não utilize. A escolha de um livro duvidoso pode conduzir seus alunos a conceitos errôneos.
.


3. Analise criticamente (seja concordando, discordando ou fazendo um balanço) o seguinte trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio:
“Note-se que a interdisciplinaridade do aprendizado científico e matemático não dissolve nem cancela a indiscutível disciplinaridade do conhecimento.
O grau de especificidade efetivamente presente nas distintas ciências, em parte também nas tecnologias associadas, seria difícil de se aprender no Ensino Fundamental, estando naturalmente reservado ao Ensino Médio. Além disso, o conhecimento científico disciplinar é parte tão essencial da cultura contemporânea que sua presença na Educação Básica e, consequentemente, no Ensino Médio, é indiscutível.
[...]
Um dos pontos de partida para esse processo é tratar, como conteúdo do aprendizado matemático, científico e tecnológico, elementos do domínio vivencial dos educandos, da escola e de sua comunidade imediata. Isso não deve delimitar o alcance do conhecimento tratado, mas sim dar significado ao aprendizado, desde seu início, garantindo um diálogo efetivo.”

Eu concordo em parte com o acima citado. Todas as ciências têm sua especificidade dificultosa todavia, neste trecho diz que seria difícil de se aprender algumas ciências no Ensino Fundamental, neste ponto discordo. Tudo, desde a infância, é ensinado com dedicação, seja dos Pais, Avós, creches, entre outros. Para tudo tem-se uma didática própria cujo método condiz com a faixa etária do aluno. Então por que não começar a implantar o conhecimento de disciplinas específicas na infância? Quando no mesmo texto diz que é necessário implantar o aprendizado no domínio vivencial dos educandos, vejo que isso também pode ser feito, nos primeiros passos de uma vida acadêmica. Claro, tudo com bom senso e parcimônia.

4. Compare as vantagens e as desvantagens das duas propostas de Ensino de Análise Combinatória apresentadas na videoaula 16. Justifique.


Ambas propostas têm vantagens e desvantagens, isso dependerá do aluno e sua percepção de aprendizado. Existem alunos que se sentem mais “à vontade” decorando fórmulas e definições, assim eles resolvem os problemas como perfeitos “Softwares”. Isto é errado ?? Claro que não!! Já outros preferem uma abordagem mais concreta e racional, com pensamentos mais “humanistas”, achando a melhor forma para se resolver os problemas propostos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário