Nesta
semana, você deve rever alguns dos conceitos estudados ao longo da
disciplina e rever algumas das discussões que foram realizadas ao
longo das aulas. Assista às videoaulas e reveja os seguintes temas:
→
Contextualização;
→
Interdisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Transdisciplinaridade.
→
Avalição de processo e avaliação de resultados; trabalhos, provas
teste e provas dissertativas.
→
As novas tecnologias e seu impacto na sala de aula;
→
Estratégias didático-pedagógicas: História, jogos, competições.
A
partir dessa revisão:
1.
Descreva as diferenças entre Interdisciplinaridade,
Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Para
saber as diferenças entre estes conceitos, precisamos saber o que
cada um significa.
-
A Interdisciplinaridade se trata do intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada. É uma perspectiva metodológica comum a todos com a objetivo de integrar os resultados. Permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.
-
E a Transdisciplinaridade é uma etapa superior a interdisciplinaridade pois não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total, uma interação global das várias ciências. É inovador e não é possível separar as matérias.
-
A Multidisciplinaridade trata-se de mais de uma disciplina e aparentemente, não tem relação uma com a outra. Cada disciplina permanece com sua metodologia própria e não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas.
2.
Comente os principais aspectos das Avaliações de Processo,
Avaliações de Resultados e das Provas na forma de testes e
dissertativas.
As
vantagens de prova em
formato de
Múltipla Escolha são as
Correções
fáceis
que
com
esse tipo de prova, demanda muito menos tempo de correção do que as
dissertativas. Como só existe uma resposta certa, não ocorre a
demora para corrigir todas as provas, além de não precisar demandar
grande esforço mental. Quantidade
de conteúdos abordados também
é prático pois em
questões testes, pode-se abordar muito mais conteúdos do que em uma
dissertativa, que precisa ser mais direcionada. Consegue-se, então,
explorar várias
nuances de um mesmo tema ou até misturar vários, analisando ainda
mais a quantidade de conteúdos aprendidos pelos alunos. Servem
também para explorar
a lógica dos alunos pois
como
os estudantes podem não saber exatamente todos os tópicos presente
na questão, você faz com que criem mecanismos lógicos para
desconsiderar determinada alternativa e assinalar outra.
Já
as desvantagens de
uma
prova de múltipla escolha pode
ser
errar
nos
detalhes,
já que os
estudantes podem saber muito sobre o conteúdo, mas no momento da
prova não percebem um detalhe que está escrito e acaba assinalando
a alternativa errada. Por mais que os testes analisem muito mais
competências que as dissertativas, os alunos podem, muitas vezes,
ser induzidos ao erro. Este
formato de prova é muito
trabalhoso
e
para
a construção de boas perguntas, é essencial que se pense bem e,
exatamente por contemplar mais temas que questões dissertativas,
precisa-se de criatividade e inteligência, ao mesmo tempo. Outra
variável é a
possibilidade
de chutes pois
Mesmo que o aluno não saiba o conteúdo da prova, ele tem a chance
de ter um bom resultado por meio dos chutes. Assim, há uma
dificuldade de identificar quais estudantes acertaram a questão e
quais tiveram sorte.
Em
relação as provas dissertativas, as vantagens
seriam a apropriação
de quando o
objetivo a ser alcançado requer uma resposta escrita.
Itens e
respostas de uma só palavra são relativamente fáceis de se
construir e se registrar objetivamente e
itens de respostas
curtas (requerendo mais do que uma única palavra) podem avaliar
altos níveis de conhecimento e habilidades.
Ela também permite
uma série de respostas e soluções originais, fornecendo vasta
reflexão sobre as variações no aprendizado e
ampliação
das respostas que
podem avaliar processos complexos: sintetização, organização e
sequenciação (ordenação).
Neste formato de prova têm-se a dificuldade
de
adivinhar corretamente, reduzindo o erro por acaso nos escores.
Já
as desvantagens são
na possibilidade de
múltiplas respostas lógicas que criam problemas de registro e pode
reduzir a confiabilidade, requerendo muito tempo de testagem para
alcançar uma fidedignidade moderada.
Itens no formado
de resposta com uma só palavra são menos apropriados para avaliar
habilidades cognitivas elevada.
A dificuldade em
escrever itens que limitem as respostas sem confundir os alunos e
poucos itens podem
ser administrados, resultando numa limitação do alcance de conteúdo
dado ao mesmo tempo de teste. A
habilidade de
escrever pode interferir quando a escrita não é o objetivo a ser
alcançado.
Em
relação aos processos de avaliação, é uma
forma simplória e segura de checar se estamos chegando a um objetivo
que nos foi proposto, ou seja, checar onde estamos. As avaliações
de processo servem para acompanhar o desenvolvimento e, em momentos
oportunos, fazendo intervenções, informando e dando “feedbacks”
a quem está sendo avaliado.
Já
as avaliações de resultado revelam a eficácia, efetividade ou o
impacto da intervenção que fizemos no avaliado, sabendo assim qual
foi o objetivo alcançado, se foi a contento ou não. Ambas
avaliações são importantes, sendo a de resultado prevista dentro
da de processo, uma ligação de sucesso.
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