Responda às duas
perguntas a seguir:
1. Faça uma comparação
entre as ideias de avaliação de processo e de resultados no ambiente escolar.
Os processos de
avaliação é uma forma simplória e segura de checar se estamos chegando a um objetivo que nos foi
proposto, ou seja, checar onde estamos. As avaliações de processo servem para
acompanhar o desenvolvimento e, em momentos oportunos, fazendo intervenções,
informando e dando “feedbacks” a quem está sendo avaliado. Já as avaliações de
resultado revelam a eficácia, efetividade ou o impacto da intervenção que
fizemos no avaliado, sabendo assim qual foi o objetivo alcançado, se foi a
contento ou não. Ambas avaliações são importantes, sendo a de resultado
prevista dentro da de processo, uma ligação de sucesso.
2. Quais são as vantagens
e as limitações das avaliações tradicionais, por provas escritas ou de múltipla
escolha?
As
vantagens de prova de Múltipla Escolha são:
Correções fáceis: Com esse tipo de prova, demanda muito menos tempo de correção do que as
dissertativas. Como só existe uma resposta certa, não ocorre a demora para
corrigir todas as provas, além de não precisar demandar grande esforço mental. Quantidade
de conteúdos abordados: Em
questões testes, pode-se abordar muito mais conteúdos do que em uma
dissertativa, que precisa ser mais direcionada. Consegue-se, então, explorar
vários nuances de um mesmo tema ou até misturar vários, analisando ainda mais a
quantidade de conteúdos aprendidos pelos alunos. Exploram a lógica dos
alunos: Como os
estudantes podem não saber exatamente todos os tópicos presente na questão,
você faz com que criem mecanismos lógicos para desconsiderar determinada
alternativa e assinalar outra.
Já as desvantagens
da prova de múltipla escolha são:
Errar no
detalhe: Os
estudantes podem saber muito sobre o conteúdo, mas no momento da prova não
percebem um detalhe que está escrito e acaba assinalando a alternativa errada.
Por mais que os testes analisem muito mais competências que as dissertativas,
os alunos podem, muitas vezes, ser induzidos ao erro. São trabalhosos: Para a construção de boas perguntas,
é essencial que se pense bem e, exatamente por contemplar mais temas que
questões dissertativas, precisa-se de criatividade e inteligência, ao mesmo
tempo. Possibilidade de chutes: Mesmo que o aluno não saiba o conteúdo da prova, ele tem a
chance de ter um bom resultado por meio dos chutes. Assim, há uma dificuldade
de identificar quais estudantes acertaram a questão e quais tiveram
sorte.
Nas provas dissertativas, as vantagens
são:
·
É apropriado quando o objetivo a ser alcançado requer
uma resposta escrita;
·
Itens e
respostas de uma só palavra são relativamente fáceis de se construir e se
registrar objetivamente;
·
Itens de
respostas curtas (requerendo mais do que uma única palavra) podem avaliar altos
níveis de conhecimento e habilidades;
·
Permite uma
série de respostas e soluções originais, fornecendo vasta reflexão sobre as
variações no aprendizado;
·
Ampliar
respostas que podem avaliar processos complexos: sintetização, organização e sequenciação
(ordenação);
·
Dificuldade para
adivinhar corretamente, reduzindo o erro por acaso nos escores.
Já as desvantagens
são:
·
A possibilidade
de múltiplas respostas lógicas que criam problemas de registro e pode reduzir a
confiabilidade, requerendo muito tempo de testagem para alcançar uma
fidedignidade moderada;
·
Itens no formado
de resposta com uma só palavra são menos apropriados para avaliar habilidades
cognitivas elevadas;
·
Dificuldade em
escrever itens que limitem as respostas sem confundir os alunos;
·
Poucos itens
podem ser administrados, resultando numa limitação do alcance de conteúdo dado ao
mesmo tempo de teste;
·
Habilidade de
escrever pode interferir quando a escrita não é o objetivo a ser alcançado.
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