Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 13 de novembro de 2016

Práticas para o Ensino da Matemática Semana 05

Responda às duas perguntas a seguir:

1. Faça uma comparação entre as ideias de avaliação de processo e de resultados no ambiente escolar.
            Os processos de avaliação é uma forma simplória e segura de checar  se estamos chegando a um objetivo que nos foi proposto, ou seja, checar onde estamos. As avaliações de processo servem para acompanhar o desenvolvimento e, em momentos oportunos, fazendo intervenções, informando e dando “feedbacks” a quem está sendo avaliado. Já as avaliações de resultado revelam a eficácia, efetividade ou o impacto da intervenção que fizemos no avaliado, sabendo assim qual foi o objetivo alcançado, se foi a contento ou não. Ambas avaliações são importantes, sendo a de resultado prevista dentro da de processo, uma ligação de sucesso.

2. Quais são as vantagens e as limitações das avaliações tradicionais, por provas escritas ou de múltipla escolha?
As vantagens de prova de Múltipla Escolha são:
Correções fáceis: Com esse tipo de prova, demanda muito menos tempo de correção do que as dissertativas. Como só existe uma resposta certa, não ocorre a demora para corrigir todas as provas, além de não precisar demandar grande esforço mental. Quantidade de conteúdos abordados: Em questões testes, pode-se abordar muito mais conteúdos do que em uma dissertativa, que precisa ser mais direcionada. Consegue-se, então, explorar vários nuances de um mesmo tema ou até misturar vários, analisando ainda mais a quantidade de conteúdos aprendidos pelos alunos. Exploram a lógica dos alunos: Como os estudantes podem não saber exatamente todos os tópicos presente na questão, você faz com que criem mecanismos lógicos para desconsiderar determinada alternativa e assinalar outra.
Já as desvantagens da prova de múltipla escolha são:
Errar no detalhe: Os estudantes podem saber muito sobre o conteúdo, mas no momento da prova não percebem um detalhe que está escrito e acaba assinalando a alternativa errada. Por mais que os testes analisem muito mais competências que as dissertativas, os alunos podem, muitas vezes, ser induzidos ao erro. São trabalhosos: Para a construção de boas perguntas, é essencial que se pense bem e, exatamente por contemplar mais temas que questões dissertativas, precisa-se de criatividade e inteligência, ao mesmo tempo. Possibilidade de chutes: Mesmo que o aluno não saiba o conteúdo da prova, ele tem a chance de ter um bom resultado por meio dos chutes. Assim, há uma dificuldade de identificar quais estudantes acertaram a questão e quais tiveram sorte.
Nas provas dissertativas, as vantagens são:
·         É apropriado quando o objetivo a ser alcançado requer uma resposta escrita;
·         Itens e respostas de uma só palavra são relativamente fáceis de se construir e se registrar objetivamente;
·         Itens de respostas curtas (requerendo mais do que uma única palavra) podem avaliar altos níveis de conhecimento e habilidades;
·         Permite uma série de respostas e soluções originais, fornecendo vasta reflexão sobre as variações no aprendizado;
·         Ampliar respostas que podem avaliar processos complexos: sintetização, organização e sequenciação (ordenação);
·         Dificuldade para adivinhar corretamente, reduzindo o erro por acaso nos escores.
Já as desvantagens são:
·         A possibilidade de múltiplas respostas lógicas que criam problemas de registro e pode reduzir a confiabilidade, requerendo muito tempo de testagem para alcançar uma fidedignidade moderada;
·         Itens no formado de resposta com uma só palavra são menos apropriados para avaliar habilidades cognitivas elevadas;
·         Dificuldade em escrever itens que limitem as respostas sem confundir os alunos;
·         Poucos itens podem ser administrados, resultando numa limitação do alcance de conteúdo dado ao mesmo tempo de teste;
·         Habilidade de escrever pode interferir quando a escrita não é o objetivo a ser alcançado.


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