As
teorias curriculares críticas basearam o seu plano teórico nas concepções
marxistas e também nos ideários da chamada Teoria Crítica, vinculada a autores da Escola de
Frankfurt, notadamente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Outra influência
importante foi composta pelos autores da chamada Nova Sociologia da Educação, tais como Pierre Bourdieu
e Louis Althusser.
Esses autores conheceram uma maior crescente de suas
teorias na década de 1960, compreendendo que tanto a escola como a educação em
si são instrumentos de reprodução e legitimação das desigualdades sociais
propriamente constituídas no seio da sociedade capitalista. Nesse sentido, o
currículo estaria atrelado aos interesses e conceitos das classes dominantes,
não estando diretamente fundamentado ao contexto dos grupos sociais
subordinados.
Assim
sendo, a função do currículo, mais do que um conjunto coordenado e ordenado de
matérias, seria também a de conter uma estrutura crítica que permitisse uma
perspectiva libertadora e conceitualmente crítica em favorecimento das massas
populares. As práticas curriculares, nesse sentido, eram vistas como um espaço
de defesa das lutas no campo cultural e social.
As Teorias
Críticas em 1960 (movimentos sociais e culturais) – surgiram questionamentos
sobre o pensamento e a estrutura educacional tradicionais- especificamente
sobre curriculo.
• Compreender
com base em uma análise marxista o que o currículo faz.• Teorias críticas: eram
semelhantes em pensamento, mas apresentavam suas individualidades.
•
Althusser, filósofo francês, em uma breve referência à educação em seus
estudos: Sustentou que a escola é uma forma utilizada pelo capitalismo para
manter sua ideologia, pois atinge toda a população por um período prolongado de
tempo.
• Pelo
currículo a ideologia dominante transmite seus princípios, por meio das
disciplinas e conteúdos que reproduzem seus interesses, e fazem com que
crianças de famílias menos favorecidas saiam da escola antes de chegarem a
aprender as habilidades próprias das classes dominantes. Escola reprodutora de
um sistema dominante (Bowles e Gintis ) - As escolas dirigidas aos
trabalhadores subordinados tendem a privilegiar relações sociais nas quais, ao
praticar papéis subordinados, os estudantes aprendem a subordinação. - Em
contraste, as escolas dirigidas aos trabalhadores dos escalões superiores da
escala ocupacional tendem a favorecer relações sociais nas quais os estudantes
têm a oportunidade de praticar atitudes de comando e autonomia. (SILVA, 2003,
p. 33). É possível perceber a prática mencionada por Silva (2003) no processo
escolar atual fazendo relação, principalmente, entre as escolas particulares e
as públicas. Ex: inclusão de outras disciplinas no curriculo escolar de escolas
particulares.
Para
Apple a seleção que constitui o currículo é o resultado de um processo que
reflete os interesses particulares das classes e dos grupos dominantes.• A escola, além de transmitir conhecimento,
deve ser também, produtora de conhecimento.• Apple faz uma intensa crítica à
função da escola como simples transmissora de conhecimentos determinados por
interesses dominantes principalmente valores capitalistas, e questiona o papel
do professor nesse processo.
Henry
Giroux: é através de um processo pedagógico que permita às pessoas se tornarem
conscientes do papel de controle e poder exercido pelas instituições e pelas
estruturas sociais que elas podem se tornar emancipadas ou libertadas de seu
poder e controle.• Os professores possuem responsabilidade no sentido de serem
pessoas atuantes neste processo, permitindo e instigando o aluno a participar e
questionar, bem como propondo questões para que reflitam. Os estudantes devem
ter seu espaço para serem ouvidos e suas ideias serem consideradas. Silva
(2003) compara a teoria de Giroux ao que diz Gadotti (1989) quando se refere à
pedagogia do colonizador contra uma pedagogia do conflito, destacando o papel
fundamental do professor na busca pela formação da consciência de seus alunos
para não apenas receberem informações, mas refletirem sobre elas, questioná-las
e, se necessário, se posicionarem contra.
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