Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Processos de Avaliação Semana 06

11. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 1)
O objetivo central destas duas aulas foi o de aproximar os graduandos nas diferentes fontes de informação educacionais existentes, não só daquelas diretamente vinculadas às avaliações externas, mas das demais informações disponíveis (taxa de distorção idade-série; taxa de rendimento, nível socioeconômico etc).
Nesta aula o professor Nelson falou sobre os esforços das diferentes instâncias em produzir e tornar acessíveis e articuláveis as informações que retratam a atualidade do ensino no Brasil. Nos orientou sobre quais são as características importantes que devem ser observadas nos diversos indicadores, como fonte da informação, o foco da pesquisa, a abrangência/periodicidade e documentação/nota técnica (estes mostram os detalhes técnicos da pesquisa que gerou a informação). Institutos de pesquisa no âmbito federal e seus principais indicadores: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo Demográfico; PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Data Escola Brasil, Indicadores Educacionais, Inep Data, Consulta IDEB, Microdados, Sinopse Estatística, Portal IDEB, Plataforma Devolutiva Pedagógica).
Interessante observar que há disponível uma riqueza de informações que podem ser articuladas e operacionalizada por qualquer cidadão, professor ou gestor escolar. No site do INEP tem vídeos explicativos que ensinam a usar os dados. Institutos de pesquisa no âmbito Estadual e seus principais indicadores: SEE/SP - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ; Fundação SEADE (Informação do Municípios Paulistas, Sistema de Informações Municipais).
Pesquisas internacionais: OCDE - Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico; PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes; TALIS - Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem; Fundação Lemann; Qedu; Observatório do PNE; INDIQUE (Ação Educativa) - Indicadores de Qualidade na Educação.

12. Indicadores educacionais e fontes de dados: perspectivas de apropriação (parte 2)
Continuação da aula sobre indicadores educacionais, Nesta aula o professor nos mostrou o site do INEP e mostrou passo a passo a informação disponível em cada aba. Também procurou nos ensinar como elaborar questões, hipóteses ou soluções, a partir dos dados históricos e do cruzamento das informações disponibilizadas. Nos apresentou também o portal IDEB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário