Exercício
1
Responda de forma espontânea, sem necessidade de
consultar materiais, colocando apenas sua opinião: O que é biodiversidade
(também chamada de diversidade biológica)?
Biodiversidade, como o próprio nome diz, Bio= vida, diversidade = algo muito variado,
com muitas variedades. Neste caso, seria uma variedade de espécies vivas no
ambiente. Seja na terra, na mata, no mar, desde o maior animal mamífero até o
microrganismo fazem parte desta biodiversidade e todas tem sua importância no
mundo, no ecossistema.
Exercício
2
Agora, Leia o item “As concepções de
‘Biodiversidade’ dos formadores de professores de Biologia” do artigo
disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL047.pdf.
Leia também o resumo para entender o contexto geral do artigo.
Responda: As concepções de biodiversidade dos
sujeitos da pesquisa (docentes do nível superior) abrange principalmente quais
níveis de organização da vida?
Abrangem
os níveis: Genéticos; Dos organismos (numerando todas as espécies); Dos
ecossistemas; Moleculares e; Macro da biosfera.
Exercício
3
Agora responda às questões sobre o Conceito de
Biodiversidade colocando-se na posição de professor de Ensino Fundamental.
a. Porque é importante que os estudantes a entendam
o conceito de Biodiversidade?
Os estudantes necessitam conscientizar-se
que existe um mundo relativamente complexo, composto de outros seres vivos, que
são interdependentes, ou seja, uns dependem de outros. Para que a terra esteja
em equilíbrio, eles devem conhecer este mundo a fim de combater impactos
ambientais que interfiram neste propósito.
b. Que tipos de dificuldades você acha que os
estudantes devem ter para compreender esse conceito?
Talvez um pensamento egocêntrico de que
tudo gire em torno do ser humano, com isso trará a falta de interesse no
assunto.
c. Como você poderia auxiliar os estudantes a
superar tais dificuldades?
Mostrando a importância de todas as espécies
no mundo, desde o micro até o macro, estimulando à preservação e o conhecimento
de cada uma delas.
d. Descreva metodologia(s) didática(s) que você
usaria para abordar o conceito de Biodiversidade em sala de aula?
Estimularia os estudantes num trabalho
coletivo. Cada grupo seria representado por um tipo de ecossistema (Deserto,
Mata Atlântica, Geleira, etc...). Primeira aula: conceito de cadeia alimentar e
os consumidores primários, secundários, terciários e os decompositores. A
partir daí os alunos iriam apresentar como funciona a cadeia alimentar de cada
ecossistema e seus consumidores e decompositores. Poderia ter apresentações de
diversos tipos, desde cartolinas até vídeos, exemplificando seus mundos
escolhidos. Feito a apresentação, ocorreria um mini debate, onde os alunos
refletiriam sobre a importância de cada ser vivo no seu ambiente natural e o
tema “extinção”.
e. Como você avaliaria se os estudantes entenderam
esse conceito?
Cada grupo seria avaliado
individualmente, com vistas à importância de cada ecossistema que apresentaram
e o grau de interesse que este grupo apresentou seu trabalho. A avaliação seria
em tópicos compreendidos (compreensão do ecossistema apresentado, interesse do
grupo, apresentação, etc...).
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