Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 22 de novembro de 2015

Biologia Semana 06


Exercício 1
Responda de forma espontânea, sem necessidade de consultar materiais, colocando apenas sua opinião: O que é biodiversidade (também chamada de diversidade biológica)?
Biodiversidade, como o próprio nome diz,  Bio= vida, diversidade = algo muito variado, com muitas variedades. Neste caso, seria uma variedade de espécies vivas no ambiente. Seja na terra, na mata, no mar, desde o maior animal mamífero até o microrganismo fazem parte desta biodiversidade e todas tem sua importância no mundo, no ecossistema.

Exercício 2
Agora, Leia o item “As concepções de ‘Biodiversidade’ dos formadores de professores de Biologia” do artigo disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL047.pdf.  Leia também o resumo para entender o contexto geral do artigo.
Responda: As concepções de biodiversidade dos sujeitos da pesquisa (docentes do nível superior) abrange principalmente quais níveis de organização da vida?
Abrangem os níveis: Genéticos; Dos organismos (numerando todas as espécies); Dos ecossistemas; Moleculares e; Macro da biosfera.


Exercício 3
Agora responda às questões sobre o Conceito de Biodiversidade colocando-se na posição de professor de Ensino Fundamental.
a. Porque é importante que os estudantes a entendam o conceito de Biodiversidade?
Os estudantes necessitam conscientizar-se que existe um mundo relativamente complexo, composto de outros seres vivos, que são interdependentes, ou seja, uns dependem de outros. Para que a terra esteja em equilíbrio, eles devem conhecer este mundo a fim de combater impactos ambientais que interfiram neste propósito.

b. Que tipos de dificuldades você acha que os estudantes devem ter para compreender esse conceito?
Talvez um pensamento egocêntrico de que tudo gire em torno do ser humano, com isso trará a falta de interesse no assunto.

c. Como você poderia auxiliar os estudantes a superar tais dificuldades?
Mostrando a importância de todas as espécies no mundo, desde o micro até o macro, estimulando à preservação e o conhecimento de cada uma delas.

d. Descreva metodologia(s) didática(s) que você usaria para abordar o conceito de Biodiversidade em sala de aula?
Estimularia os estudantes num trabalho coletivo. Cada grupo seria representado por um tipo de ecossistema (Deserto, Mata Atlântica, Geleira, etc...). Primeira aula: conceito de cadeia alimentar e os consumidores primários, secundários, terciários e os decompositores. A partir daí os alunos iriam apresentar como funciona a cadeia alimentar de cada ecossistema e seus consumidores e decompositores. Poderia ter apresentações de diversos tipos, desde cartolinas até vídeos, exemplificando seus mundos escolhidos. Feito a apresentação, ocorreria um mini debate, onde os alunos refletiriam sobre a importância de cada ser vivo no seu ambiente natural e o tema “extinção”.

e. Como você avaliaria se os estudantes entenderam esse conceito?

Cada grupo seria avaliado individualmente, com vistas à importância de cada ecossistema que apresentaram e o grau de interesse que este grupo apresentou seu trabalho. A avaliação seria em tópicos compreendidos (compreensão do ecossistema apresentado, interesse do grupo, apresentação, etc...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário