17.
Reino Metazoa, Lophotrochozoa
Nesta
aula houve a introdução
ao
tema localizando os animais na grande árvore filogenética dos
eucariontes, bem como apresentado o cladograma das relações entre
os diferentes grupos de animais. Abordou-se
os
seguintes grupos: poríferos, cnidários, platelmintos, moluscos e
anelídeos.
18.
Ecdysozoa
Nesta
aula, foi realizado
a
introdução sobre as relações filogenéticas entre anelídeos e
artrópodes, que atualmente são considerados, respectivamente,
lofotrocozoários e ecdizoários. Abordou-se
detalhadamente
os
nematódeos. Foram
então estudados os artrópodes, com destaque para as classes dos
quelicerados, crustáceos, miriápodes e insetos.
19.
Deuterostomia
Nesta
aula discutiu-se a deuterostomia e os equinodermos. Cordados são
estudados em detalhes. Dentro desse último grupo, foi iniciado
abordando os craniados mais basais, com formas semelhantes a peixes,
mas sem as nadadeiras pares, nem mandíbula. Depois, passou-se a
focar condrictes, osteíctes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
20.
A importância dos espaços de educação não formal para a
conservação da biodiversidade
Esta
aula teve início com uma discussão sobre a complexidade do conceito
Biodiversidade. Passou-se então à abordagem dos valores da
Biodiversidade, bem como dos fatores que ameaçam tal diversidade.
Foram focadas algumas ações para proteger a Biodiversidade, entre
elas foi destacado aquelas empreendidas nos espaços de educação
não formal.
a. Por que é importante que os estudantes entendam a ideia de Valores da Biodiversidade?
Para
que haja a compreensão dos estudantes ao meio ambiente que os
rodeia. O mesmo é composto por comunidades, reinos de seres vivos,
que interagem entre si e são conectados entre fatores abióticos.
Estas formas de vida, flora, fauna, microrganismos, entre outros, são
só seres vivos que se deve esta compreensão. E por fatores
abióticos, deve-se ter o entendimento do clima e do relevo.
b. Que tipos de dificuldades você acha que os estudantes devem ter para compreender essa ideia?
As
pessoas em geral têm uma visão antropocêntrica e se comporta,
conforme a canção, como se não houvesse amanhã. O pior é
repassar esta visão para gerações futuras. Esta visão engloba
valores contrários, por exemplo, priorizar a criação de
indústrias, para geração de empregos mas ignorar a preservação
de florestas que esta indústria eliminará.
c. Como você poderia auxiliar os estudantes a superar tais dificuldades sobre essa ideia?
Cabe
ao docente levar seus alunos à reflexão do que acontecerá se não
haver cuidado com nosso meio ambiente. Preservar não é somente
reciclagem, abrange muitas outras coisas já estudadas em outras
disciplinas. O maior importância é a preservação da vida, como um
todo.
d. Descreva metodologia(s) didática(s) que você usaria para abordar essa ideia de Valores da Biodiversidade em sala de aula?
Discorreria
numa atividade sobre extinção de espécies. Mostrar seres que já
estiveram na terra e que não existem mais, graças a ignorância do
povo.
O
público-alvo poderia ser variado, porém com linguagens adequadas a
cada nível de ensino. O objetivo é a motivação e a percepção da
importância de cuidar da Biodiversidade, a fim de evitar a extinção
de novas espécies que nossos ancestrais, enfim, ignoraram. Num
primeiro momento, alunos seriam motivados a pesquisar espécies
extintas e datas de sua extinção. Talvez não somente pesquisar
sobre isso, mas todo tipo de biodiversidade extinta, seja ela
plantas, conchas do mar, seres vivos em geral. Com certeza haverá
vários relatos de criaturas, infelizmente, banidas do mundo.
Com
essas informações, entraríamos numa discussão de como evitar
novas extinções e propostas dos próprios alunos com protótipos e
projetos.
e. Como você avaliaria se os estudantes aprenderam sobre essa ideia?
O
método de avaliação seria pela qualidade de participação,
interesse ao assunto e participação no debate. Avaliação
individual do professor porém esta pesquisa seria em grupos, onde
haverá uma autoavaliação, onde os alunos avaliam uns aos outros
por grau de interesse e participação.
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