Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Psicologia da Aprendizagem Semana 02

5. Temas transversais em educação

Nessa videoaula, o conceito de transversalidade foi abordado considerando os objetivos da educação, bem como os avanços paradigmáticos da ciência e suas relações com a construção da democracia, da justiça e do bem-social. Os objetivos da educação são a instrução de conteúdo definidos por cada cultura/sociedade e a formação ética e moral, voltada para a cidadania. As origens das disciplinas que compõe estrutura curricular tem origem na Grécia clássica e eram mais voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico, até que recentemente alguns estudiosos passaram questionar se essa estrutura, pois ela tem contribuído pouco para a formação ética e moral. Pensando nisso, alguns educadores têm procurado disseminar na educação, os chamados: temas transversais, ou seja, adotar temáticas que combinem diferentes campos do conhecimento, como se tivessem outra dimensão. Estas temáticas devem estar ligadas ao cotidiano tendo como objetivo a melhoria da sociedade e da humanidade.

















6. Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos

Nesta aula, foi discutido como a pedagogia de projetos enquanto estratégia pedagógica permite articular conhecimentos transversais e interdisciplinares na sala de aula. Os temas transversais buscam combinar o conhecimento científico com uma educação em valores, atenta a dimensão ética e moral e incorporam na educação novos temas e problemas sociais, de forma a aproximar o conteúdo da vida das pessoas e ajudar o encontro de soluções para os problemas que a sociedade reconhece como prioritários e promover transformações sociais. Existem formas diferentes de trabalhar o ensino transversal. Uma primeira concepção as disciplinas transversais são o eixo principal do currículo, ou seja, apesar de usar alguns temas ligados ao cotidiano das pessoas, o foco principal continua sendo as disciplinas tradicionais. Em uma segunda concepção a formação ética e moral passa ser o eixo principal do currículo e as disciplinas tradicionais deixam de ser a finalidade e passam a ser o meio para trabalhar os valores e conectar a escola à vida das pessoas.





7. A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos

Nesta aula, foram apresentados exemplos de atividades que evidenciam como a estratégia de projetos possibilita que as disciplinas escolares relacionem-se entre si e com o tema transversal na construção de um conhecimento multidimensional, que não se justifica por si mesmo, mas tem a intenção de levar alunos e alunas a conhecer e transformar o mundo em que vivem.













 




8. Estratégia de projetos (EVS)

Para introduzir a prática com a pedagogia de projetos, seus conceitos e como essa perspetiva pedagógica permite desenvolver na escola trabalhos de forma transversal e interdisciplinar, foram mostradas duas experiências de projetos na educação básica em que diferentes disciplinas e professores dialogam no desenvolvimento das atividades didáticas. Uma das formas mais utilizadas para trabalhar a transversalidade e a interdisciplinaridade é pedagogia baseada na Estratégia de Projetos. A Estratégia de Projetos tem como objetivo a intervenção em sala de aula com oposição aos programas curriculares rígidos, onde existe a transversalidade do conhecimento com abordagem nos temas do cotidiano, de forma a trabalhar simultaneamente os estudos disciplinares e a formação ética. Nesta forma de trabalho, o aluno é o protagonista do processo e tem participação ativa em todas as fases que compõe o projeto. Além disso, como o trabalho é desenvolvido em grupo, os alunos são estimulados a desenvolver a tolerância e respeito mútuo.



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