5.
Temas transversais em educação
Nessa videoaula, o conceito de
transversalidade foi abordado considerando os objetivos da educação,
bem como os avanços paradigmáticos da ciência e suas relações
com a construção da democracia, da justiça e do bem-social. Os
objetivos da educação são a instrução de conteúdo definidos por
cada cultura/sociedade e a formação ética e moral, voltada para a
cidadania. As origens das disciplinas que compõe estrutura
curricular tem origem na Grécia clássica e eram mais voltados para
o desenvolvimento científico e tecnológico, até que recentemente
alguns estudiosos passaram questionar se essa estrutura, pois ela tem
contribuído pouco para a formação ética e moral. Pensando nisso,
alguns educadores têm procurado disseminar na educação, os
chamados: temas transversais, ou seja, adotar temáticas que combinem
diferentes campos do conhecimento, como se tivessem outra dimensão.
Estas temáticas devem estar ligadas ao cotidiano tendo como objetivo
a melhoria da sociedade e da humanidade.
6.
Transversalidade, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos
Nesta aula, foi discutido como a
pedagogia de projetos enquanto estratégia pedagógica permite
articular conhecimentos transversais e interdisciplinares na sala de
aula. Os temas transversais buscam combinar o conhecimento científico
com uma educação em valores, atenta a dimensão ética e moral e
incorporam na educação novos temas e problemas sociais, de forma a
aproximar o conteúdo da vida das pessoas e ajudar o encontro de
soluções para os problemas que a sociedade reconhece como
prioritários e promover transformações sociais. Existem formas
diferentes de trabalhar o ensino transversal. Uma primeira concepção
as disciplinas transversais são o eixo principal do currículo, ou
seja, apesar de usar alguns temas ligados ao cotidiano das pessoas, o
foco principal continua sendo as disciplinas tradicionais. Em uma
segunda concepção a formação ética e moral passa ser o eixo
principal do currículo e as disciplinas tradicionais deixam de ser a
finalidade e passam a ser o meio para trabalhar os valores e conectar
a escola à vida das pessoas.
7.
A prática interdisciplinar e transversal na pedagogia de projetos
Nesta aula, foram apresentados
exemplos de atividades que evidenciam como a estratégia de projetos
possibilita que as disciplinas escolares relacionem-se entre si e com
o tema transversal na construção de um conhecimento
multidimensional, que não se justifica por si mesmo, mas tem a
intenção de levar alunos e alunas a conhecer e transformar o mundo
em que vivem.
8.
Estratégia de projetos (EVS)
Para introduzir a prática com a
pedagogia de projetos, seus conceitos e como essa perspetiva
pedagógica permite desenvolver na escola trabalhos de forma
transversal e interdisciplinar, foram mostradas duas experiências de
projetos na educação básica em que diferentes disciplinas e
professores dialogam no desenvolvimento das atividades didáticas.
Uma das formas mais utilizadas para trabalhar a transversalidade e a
interdisciplinaridade é pedagogia baseada na Estratégia de
Projetos. A Estratégia de Projetos tem como objetivo a intervenção
em sala de aula com oposição aos programas curriculares rígidos,
onde existe a transversalidade do conhecimento com abordagem nos
temas do cotidiano, de forma a trabalhar simultaneamente os estudos
disciplinares e a formação ética. Nesta forma de trabalho, o aluno
é o protagonista do processo e tem participação ativa em todas as
fases que compõe o projeto. Além disso, como o trabalho é
desenvolvido em grupo, os alunos são estimulados a desenvolver a
tolerância e respeito mútuo.
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