Nesta aula foram feitos os
seguintes questionamentos: Quais os objetivos da educação? A quem se destina?
Como as transformações sócio-político-econômicas vêm influenciando a busca da
qualidade na educação? No princípio da aula foi explanado o início dos
processos de educação no Antigo Egito, ligado diretamente aos escribas,
estudiosos da época. Um quadro exemplificando a relação entre professor/aluno,
relação essa, individual. Essa educação era voltada apenas para uma
aristocracia, uma pequena elite das sociedades ( Primeira Revolução
Educacional). Sobre a segunda revolução educacional, começaram a criar a
identidade educacional dos estados europeus, ou seja, cada um estado tinha sua
educação particular. Decreto do Rei Frederico Guilherme II da Prússia, onde foi
citado a primeira vez que a educação deve ser pública e sob responsabilidade do
Estado. Outra fato era que o ensino começa a ser coletivo, onde somente meninos
estudavam, com um certo de tipo de padrão estético e os estudiosos tinham
acesso às bibliotecas para repassar os ensinamentos dos livros da época, dando
uma idéia de homogeneização. A terceira revolução educacional passa pelo
processo de Democratização e Universalização, onde tinha o objetivo de trazer
todas as crianças para a escola. Com isso, houve a inclusão na sala de aula das
diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas,
raciais, ideológicas e de gênero. O grande desafio da educação é equilibrar um
triângulo que promove o aumento da acessibilidade que, ao mesmo tempo, aumenta
a equidade (as diferenças dentro de sala de aula), prezando pela base deste
triângulo que é a qualidade. Nesta terceira revolução, aumentou-se a
acessibilidade e a equidade porém diminuiu-se a qualidade devido à falta de
homogeneização.
2. A quarta revolução educacional;
Nesta aula, discutiu-se a construção de um novo modelo educativo e de ciência, precisando considerar dimensões complementares de conteúdo, de forma e de mudança nas relações entre docentes e discentes. Como evolução do processo educacional, estamos iniciando a Quarta Revolução Educacional que deve trazer para o futuro da educação uma nova estrutura de ensino-aprendizado, mantendo a conservação dos conhecimentos historicamente construídos, mas inovando no processo da educação. Neste novo processo de educação, novos conteúdos devem ser incorporados ao programa da educação básica, e entre esses conteúdos estão a incorporação da ética e da responsabilidade social. Também deve ser incluído o tema da sustentabilidade e procurar fazer com que a educação seja voltada para o cotidiano das pessoas. Foram falados sobre as dimensões da quarta revolução educacional, são elas: Conservação e inovação (Um novo modelo educativo precisa considerar em seu desenvolvimento dimensões complementares de conteúdo, deforma de relações entre professores e alunos); Dimensão de conteúdo I (Trazer a dimensão ética e de responsabilidade social para o programa de educação básica, de pesquisa e de formação profissional, complementando e enriquecendo as concepções multi, inter e transdisciplinares de conhecimento); Dimensão de conteúdo II (Educação para o "Pensamento sustentável" promover o pensamento crítico e criativo, que abra possibilidades necessárias para compreender, manter-se atualizado e antecipar os desafios subjacentes ao desenvolvimento sustentável); Dimensão de conteúdo III (Educação voltada para avida cotidiana das pessoas - incorporar a resolução de problemas cotidianas e a resolução de conflitos na estrutura curricular das escolas);
2. A quarta revolução educacional;
Nesta aula, discutiu-se a construção de um novo modelo educativo e de ciência, precisando considerar dimensões complementares de conteúdo, de forma e de mudança nas relações entre docentes e discentes. Como evolução do processo educacional, estamos iniciando a Quarta Revolução Educacional que deve trazer para o futuro da educação uma nova estrutura de ensino-aprendizado, mantendo a conservação dos conhecimentos historicamente construídos, mas inovando no processo da educação. Neste novo processo de educação, novos conteúdos devem ser incorporados ao programa da educação básica, e entre esses conteúdos estão a incorporação da ética e da responsabilidade social. Também deve ser incluído o tema da sustentabilidade e procurar fazer com que a educação seja voltada para o cotidiano das pessoas. Foram falados sobre as dimensões da quarta revolução educacional, são elas: Conservação e inovação (Um novo modelo educativo precisa considerar em seu desenvolvimento dimensões complementares de conteúdo, deforma de relações entre professores e alunos); Dimensão de conteúdo I (Trazer a dimensão ética e de responsabilidade social para o programa de educação básica, de pesquisa e de formação profissional, complementando e enriquecendo as concepções multi, inter e transdisciplinares de conhecimento); Dimensão de conteúdo II (Educação para o "Pensamento sustentável" promover o pensamento crítico e criativo, que abra possibilidades necessárias para compreender, manter-se atualizado e antecipar os desafios subjacentes ao desenvolvimento sustentável); Dimensão de conteúdo III (Educação voltada para avida cotidiana das pessoas - incorporar a resolução de problemas cotidianas e a resolução de conflitos na estrutura curricular das escolas);
Revoluções Educacionais
De acordo com o escritor espanhol
Jose Esteve, a historia da educação pode ser dividida em períodos onde
ocorreram as chamadas Revoluções Educacionais.
A Primeira Revolução Educacional
aconteceu no Egito a cerca de 3000 anos atrás, quando foram criadas casas de
instrução, a primeira instituição dedicada para a educação, na formação dos
escribas. Neste período bastante longo, a característica principal deste
período da história era que a educação se destinava a aristocracia, ou seja,
para uma pequena elite da sociedade; e os mentores/tutores cuidavam de uma
educação individualizada.
A Segunda Revolução Educacional
ocorreu somente no século XVIII, quando da formação dos estados nacionais
europeus. O marco deste período foi o
Decreto do Rei Frederico Guilherme II da Prússia que pela primeira vez diz que
a educação deveria ser pública e responsabilidade do Estado.
A principal característica deste
período era que o conhecimento estava centrado na figura do professor e sua
responsabilidade era transferir o conhecimento para um grande número de alunos,
simultaneamente. Esse modelo vem sendo seguido até hoje. Também deste período vem
a ideia de homogeneização, onde para que haja maior eficiência do ensino, e
começa haver a seriação e a criação de salas de aula com alunos definidos por
parâmetros de igualdade.
Atualmente, vivemos o período da
Terceira Revolução Educacional que um período de universalização e
democratização do ensino. Neste processo ocorre a inclusão na sala de aulas das
diferenças, como por exemplo: sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, etc., ou seja, na mesma sala de aula devem ser incluídos todos os
alunos, independentes de suas características.
O Desafio da educação é equilibrar o aumento
da acessibilidade com a inclusão das diferenças, priorizando a qualidade da
educação. Para que isso ocorra tem metodologias ativas de aprendizagem onde
ocorra uma alteração da relação entre professor e aluno, e o foco passe a ser o
aprendizado dos alunos.
O FUTURO DA EDUCAÇÃO: A QUARTA
REVOLUÇÃO EDUCACIONAL
Como evolução do processo
educacional, estamos iniciando a Quarta Revolução Educacional que deve trazer
para o futuro da educação uma nova estrutura de ensino-aprendizado, mantendo a
conservação dos conhecimentos historicamente construídos, mas inovando no
processo da educação.
Neste novo processo de educação, novos
conteúdos devem ser incorporados ao programa da educação básica, e entre esses
conteúdos estão a incorporação da ética e da responsabilidade social. Também
deve ser incluído o tema da sustentabilidade e procurar fazer com que a
educação seja voltada para o cotidiano das pessoas.
Também é preciso repensar a forma de
levar o conhecimento as pessoas, repensar os tempos, espaços e relações nas
instituições de ensino e pesquisa, e incorporar tecnologias no processo de
educação.
A relação professor-aluno deve
sofrer uma alteração, onde o professor deixa de ser o foco e o aluno passe a
ser o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.
Integrar as diferenças dentro da
sala de aula deve ser a matéria prima para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico de qualidade e não um obstáculo a ser vencido. Para que a escola
atenda a diversidade e promova a aprendizagem, é necessário incorporar no
projeto pedagógico as novas linguagens do cotidiano dos estudantes, inclusive
com a integração de ferramentas tecnológicas e de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário