Atividade
de Portfólio
Entrevistar
no mínimo duas pessoas, sendo que uma delas já deve ter terminado o
ensino médio há pelo menos 15 anos e a outra pessoa deve ter
terminado o ensino médio há no máximo 2 anos. Pergunte por
que ela estudou química na escola? E para que serviu ter
estudado química? Particularmente o que ela aprendeu sobre
estequiometria na escola e que usa em sua vida cotidiana?
Foram
entrevistados duas pessoas: Joaquim Alves do Nascimento Oliveira, já
havia terminado o Ensino Médio à 19 anos e Suellen Ferreira
Montagner, terminou à 1 ano atrás.
Joaquim
comentou que a matéria era de suma importância e que gostava muito,
porém estava desatualizado, visto que a química sofreu grandes
avanços desde sua época escolar. “Sempre gostei! Tenho
curiosidade de aprender mais, reações químicas e todas as demais
coisas...” disse ele. Como exemplo de química, citou sais e
pólvora dos fogos de artifício. Sobre a estequiometria disse que
não se recorda muito mas acha que é algo importante.
Suellen
estudou química mas disse que não se interessava muito por esta
matéria. Ela estudava porque era obrigatória. Ela não lembra o que
é estequiometria, nem para que serve. “Química foi uma matéria
que passou um pouco desapercebida na minha escola porque minha escola
era pública e tinha falta de professores...”, disse ela um pouco
triste. Segundo ela, as poucas aulas que teve, os professores não
estimularam muito a curiosidade dos alunos e nunca foi à um
laboratório de verdade. Como exemplo de química, ela citou reações
da água quando em estado sólido, líquido e gasoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário