Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 30 de outubro de 2016

Práticas para o Ensino da Matemática Semana 03

Responda às três perguntas a seguir:

1. Dê exemplo de uma situação em que o uso de novas tecnologias possa contribuir para a melhoria do ensino de Matemática.
A cada dia vemos novas tecnologias sendo implantadas no ensino da Matemática e, com certeza, os softwares de cálculos e gráficos têm ajudado bastante nos sistemas mais complexos de resoluções de problemas. Como exemplo podemos falar do Matlab, que se trata de um software muito usado para criar e contextualizar sistemas lineares do tipo Massa-mola.

2. Aponte uma situação em que as novas tecnologias trazem dificuldades e desafios para o professor.
Como em toda tecnologia nova implantada, existem desafios na aprendizagem do mesmo e é necessário dominá-la com perfeição, a fim de utilizá-la como um benefício para o aprendizado. O que pode acontecer é o docente querer implantar uma tecnologia nova e, como não domina perfeitamente, ao invés de facilitar a prática e a didática do ensino, complica cada vez mais o ensino.

3. Na sua opinião, como devemos encarar a chamada “contextualização do ensino de matemática”?

Professores de Matemática ouvem cotidianamente em sala de aula perguntas tais como: Para que serve ou onde é usado o assunto estudado? Geralmente a resposta dada que não satisfaz, devido ao “despreparo” do docente. O ensino da Matemática, em geral, baseia-se nos métodos tradicionais que se apóia, discutivelmente, na repetição.  Ou seja, um professor resolve um exercício, o aluno repete o mesmo em sala de aula e depois torna a resolver exercícios semelhantes em casa. Consequentemente, este aluno age passivamente no processo ensino-aprendizagem. Atualmente, é consenso entre estes educadores que a Matemática tem sido ensinada de forma enfadonha, não bastando apenas conhecer Matemática para ensinar. É necessário criar uma metodologia que desperte o interesse dos alunos e um novo enfoque do professor de Matemática em suas aulas, buscando torná-la mais dinâmica e interessante, trabalhando suas aplicações práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário