Qual
é a relação entre concepção de aprendizagem discutida por Meirieu e avaliação
formativa para Perrenoud? Utilize as ideias apresentadas nas videoaulas e nos
textos indicados para leitura na semana 2.
Perrenoud atesta que toda a ação
pedagógica repousa numa parcela intuitiva de avaliação formativa, pois sempre
há um mínimo de regulação e função das aprendizagens ou dos comportamentos
observáveis dos alunos. A avaliação formativa, para se tornar uma prática
realmente nova, deveria ser a regra, integrada a um dispositivo da pedagogia
diferenciada. A regulação da aprendizagem otimiza as intervenções do professor,
acompanhando a progressão individual de cada aluno em relação aos objetivos do
ano letivo, bem como sua própria história. A avaliação formativa orienta os
percursos da formação, visando um prazo mais longo, numa lógica de ciclo
plurianual, onde permite escolha de estratégias no caso do aluno não atingir os
objetivos, é diagnóstica e busca melhorar o resultado, não classificar ou
selecionar simplesmente.
Meirieu acredita na pedagogia e nos
recursos por ela proporcionados, enfatizando que não basta ao professor apenas
aproveitar os interesses e conhecimentos trazidos pelo aluno; é preciso criar
nele novos interesses e novos conhecimentos. Se o desejo não está lá é preciso
criá-lo, produzi-lo, reacendê-lo. Meirieu assinala que o verdadeiro momento
pedagógico acontece sempre que o professor reconhece a sua impotência
educativa.
Na
perspectiva de ambos, o que pode-se e busca-se fazer juntos é dialogar, propor
e construir experiências que possam motivar o outro. Eles argumentam que apenas
o reconhecimento de nossa impotência educativa permite-nos encontrar um
verdadeiro poder pedagógico: o de autorizar o outro a assumir seu próprio lugar
e, com isso, a agir sobre os dispositivos e os métodos: o de lhe propor saberes
a serem apropriados, conhecimentos a serem dominados e transformados, que
talvez lhe permitam, e quando ele decidir, fazer-se a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário