Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 23 de outubro de 2016

Didática para o Ensino da Matemática Semana 02

Qual é a relação entre concepção de aprendizagem discutida por Meirieu e avaliação formativa para Perrenoud? Utilize as ideias apresentadas nas videoaulas e nos textos indicados para leitura na semana 2.

Perrenoud atesta que toda a ação pedagógica repousa numa parcela intuitiva de avaliação formativa, pois sempre há um mínimo de regulação e função das aprendizagens ou dos comportamentos observáveis dos alunos. A avaliação formativa, para se tornar uma prática realmente nova, deveria ser a regra, integrada a um dispositivo da pedagogia diferenciada. A regulação da aprendizagem otimiza as intervenções do professor, acompanhando a progressão individual de cada aluno em relação aos objetivos do ano letivo, bem como sua própria história. A avaliação formativa orienta os percursos da formação, visando um prazo mais longo, numa lógica de ciclo plurianual, onde permite escolha de estratégias no caso do aluno não atingir os objetivos, é diagnóstica e busca melhorar o resultado, não classificar ou selecionar simplesmente.

Meirieu acredita na pedagogia e nos recursos por ela proporcionados, enfatizando que não basta ao professor apenas aproveitar os interesses e conhecimentos trazidos pelo aluno; é preciso criar nele novos interesses e novos conhecimentos. Se o desejo não está lá é preciso criá-lo, produzi-lo, reacendê-lo. Meirieu assinala que o verdadeiro momento pedagógico acontece sempre que o professor reconhece a sua impotência educativa.


Na perspectiva de ambos, o que pode-se e busca-se fazer juntos é dialogar, propor e construir experiências que possam motivar o outro. Eles argumentam que apenas o reconhecimento de nossa impotência educativa permite-nos encontrar um verdadeiro poder pedagógico: o de autorizar o outro a assumir seu próprio lugar e, com isso, a agir sobre os dispositivos e os métodos: o de lhe propor saberes a serem apropriados, conhecimentos a serem dominados e transformados, que talvez lhe permitam, e quando ele decidir, fazer-se a si mesmo.

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