Exercício 1
Leia o texto “Produto de Matrizes”, disponibilizado no AVA, e responda de
forma breve (no máximo uma página) se esta abordagem pode ser útil para
introduzir o estudo de Matrizes. Indique dificuldades existentes no ensino de
Matrizes e aponte sua opinião sobre a conveniência ou não de uma abordagem
histórica.
O processo de aprendizagem em
álgebra segue um tradicionalismo, às vezes com uso abusivo de suas simbologias
e outras teorias “mirabolantes” que se torna um dos principais responsáveis
pela descrença de alguns conteúdos matemáticos, onde infelizmente os alunos não
conseguem enxergar a matemática no seu cotidiano. Com isso vem uma grande
dificuldade de aprendizado na matemática, onde torna-se constante as discussões
de como poder mudar isso nas comunidades científicas. Enquanto isso, os desempenhos
nesta disciplina estão cada vez mais baixos. Mas por que será? O Conservadorismo
é um fator relevante? Exercícios de fixação seria uma boa saída?
Deve-se ter consciência da
importância do conhecimento expressivo dos conceitos e princípios para resolver
os problemas. Isto causa o desenvolvimento de habilidades e recupera a presença
das idéias matemáticas em todas as ações humanas no mundo. No que concerne ao processo de
ensino-aprendizagem de matrizes, podemos inferir que este se caracteriza pela
utilização de regras que, de um modo geral, apresentam-se completamente
desvinculadas da realidade dos alunos.
Exercício 2
Leia o texto “As descobertas da ciência grega em astronomia”, também
disponibilizado no AVA, e comente (uma página) sobre possibilidades de se
utilizar os fatos descritos como apoio ao ensino de geometria ou de trigonometria.
Sabemos que as possibilidades de se
usar Trigonometria e a Geometria em cálculos de distâncias são infinitas, onde
estes dois assuntos caminham juntos sem problemas, colaborando mutuamente na
obtenção dos resultados. Apesar de serem considerados áreas separadas na
Matemática, quando aplicados seus métodos e técnicas, de ambas áreas, o sucesso
de resolução de problemas é notório e ajudam a chegar a uma solução mais
prática e mais elegante. Conhecendo bem estas áreas, podem-se inspirar enfoques
na abordagem didática destes conteúdos na escola, e também na preparação dos
alunos para as Olimpíadas de Matemática, contribuindo para mostrar a unidade e
a harmonia interna da Matemática.
Thiago, embora seu curso seja Engenharia, poderia dar suporte na disciplina de Física aplicada à química. Através de aulas. Muita gente está com dificuldades nesta disciplina (faça um preço).
ResponderExcluirAguardo sua resposta.
jamdesba.jm@gmail.com