Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

domingo, 25 de outubro de 2015

Portfólio Biologia Semana 02

Portfólio Biologia Semana 02
Nesta semana, propomos que você discorra sobre a Teoria da evolução, abordando 3 pontos básicos:
→ Qual é o papel da seleção natural nesta teoria;
→ Qual é o impacto da obra “Origem das espécies” para o desenvolvimento da Biologia; e
→ Como a abordagem histórica pode auxiliar no ensino do pensamento evolutivo em sala de aula.
Para tanto, sugerimos que você aborde pontos trabalhados nas videoaulas e nos demais materiais disponibilizados, bem como complemente sua visão com leituras de artigos científicos sobre uso de história e filosofia no ensino, como os disponíveis em http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-0-Maria-Elice-Prestes-Ana-Maria-Caldeira.pdf e http://www.abfhib.org/FHB/FHB-05-2/FHB-5-2-12-Andre-Correa-Elaine-Araujo-Fernanda-Meglhioratti-Ana-Caldeira.pdf.
Boa reflexão!
Resposta:  

a)      Qual é o papel da seleção natural nesta teoria?
O processo de seleção natural tem por característica a existência de variação entre os organismos de uma população, ou seja, de haver uma reprodução diferenciada entre os que possuem esta variação ou não. A determinada característica deve ser herdada, são características que pressupõe a possibilidade de processos de mudança e de adaptação ao meio. Por isso, esta seleção foi a principal e mais aceita das ideias evolucionistas e foi divulgada a partir o século XVIII. As teorias evolutivas, publicadas por Darwin e Wallace, traziam esta seleção como um de seus princípios. Seus trabalhos foram publicados já na metade do século XIX e foram elaboradas de forma independente por seus autores. Atualmente, permanecem como a teoria evolutiva aceita pela maioria da comunidade científica. Vale destacar que nesta teoria, duas espécies atuais teriam origem em um mesmo ancestral comum e a seleção natural seria a responsável pela definição das características que foram preservadas nas espécies atuais. 


b)     Qual é o impacto da obra “Origem das espécies” para o desenvolvimento da Biologia?
No livro “Origem das espécies”, Charles Darwin publica uma forma mais completa e acabada de sua teoria de evolução e tornou-se a teoria aceita pela maioria da comunidade científica. Essa teoria que tornou-se livro, marca um rompimento e uma mudança no pensamento evolutivo que existia antigamente na Biologia. Esta preservava ideias provenientes da antiguidade, concebidas especialmente por Platão, Aristóteles e Lamarck que foram pouco modificadas ao longo do tempo. Pode-se dizer que após a publicação deste livro, a comunidade científica passou a desenvolver pesquisas sob uma nova visão, buscando novas ideias e confirmações. Levou também a novas descobertas científicas nas diversas áreas, fazendo com que a Biologia evoluísse.


c)      Como a abordagem histórica pode auxiliar no ensino do pensamento evolutivo em sala de aula?
Esta abordagem é extremamente importante para a possibilidade de compreensão dos alunos. Das estreitas relações entre a produção científica e dos aspectos sociais, econômicos e políticos envolvidos. Juntamente com as influências religiosas, esta abordagem permeia o desenvolvimento das teorias do pensamento evolutivo como um todo. Sem toda esta compreensão, pode-se formar um ambiente irreal da sociedade  na época e também neutralizar o cientifismo e o dogmatismo que são encontrados frequentemente no material didático no ensino de Ciências. Sem contar que esta abordagem ajuda na compreensão dos conceitos científicos e seus métodos, permitindo um entendimento de sua natureza e do ambiente que o cerca, acrescentando a evolução como um todo.


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