Portfólio
Biologia Semana 02
Nesta
semana, propomos que você discorra sobre a Teoria da evolução, abordando 3
pontos básicos:
→ Qual é
o papel da seleção natural nesta teoria;
→ Qual é
o impacto da obra “Origem das espécies” para o desenvolvimento da Biologia; e
→ Como a
abordagem histórica pode auxiliar no ensino do pensamento evolutivo em sala de
aula.
Para
tanto, sugerimos que você aborde pontos trabalhados nas videoaulas e nos demais
materiais disponibilizados, bem como complemente sua visão com leituras de
artigos científicos sobre uso de história e filosofia no ensino, como os
disponíveis em http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-0-Maria-Elice-Prestes-Ana-Maria-Caldeira.pdf
e http://www.abfhib.org/FHB/FHB-05-2/FHB-5-2-12-Andre-Correa-Elaine-Araujo-Fernanda-Meglhioratti-Ana-Caldeira.pdf.
Boa
reflexão!
Resposta:
a) Qual
é o papel da seleção natural nesta teoria?
O
processo de seleção natural tem por característica a existência de variação
entre os organismos de uma população, ou seja, de haver uma reprodução
diferenciada entre os que possuem esta variação ou não. A determinada característica
deve ser herdada, são características que pressupõe a possibilidade de
processos de mudança e de adaptação ao meio. Por isso, esta seleção foi a principal
e mais aceita das ideias evolucionistas e foi divulgada a partir o século
XVIII. As teorias evolutivas, publicadas por Darwin e Wallace, traziam esta
seleção como um de seus princípios. Seus trabalhos foram publicados já na
metade do século XIX e foram elaboradas de forma independente por seus autores.
Atualmente, permanecem como a teoria evolutiva aceita pela maioria da
comunidade científica. Vale destacar que nesta teoria, duas espécies atuais
teriam origem em um mesmo ancestral comum e a seleção natural seria a
responsável pela definição das características que foram preservadas nas espécies
atuais.
b)
Qual é o impacto da obra “Origem
das espécies” para o desenvolvimento da Biologia?
No
livro “Origem das espécies”, Charles Darwin publica uma forma mais completa e acabada
de sua teoria de evolução e tornou-se a teoria aceita pela maioria da comunidade
científica. Essa teoria que tornou-se livro, marca um rompimento e uma mudança
no pensamento evolutivo que existia antigamente na Biologia. Esta preservava
ideias provenientes da antiguidade, concebidas especialmente por Platão, Aristóteles
e Lamarck que foram pouco modificadas ao longo do tempo. Pode-se dizer que após
a publicação deste livro, a comunidade científica passou a desenvolver
pesquisas sob uma nova visão, buscando novas ideias e confirmações. Levou
também a novas descobertas científicas nas diversas áreas, fazendo com que a
Biologia evoluísse.
c)
Como a abordagem histórica pode
auxiliar no ensino do pensamento evolutivo em sala de aula?
Esta abordagem é
extremamente importante para a possibilidade de compreensão dos alunos. Das
estreitas relações entre a produção científica e dos aspectos sociais,
econômicos e políticos envolvidos. Juntamente com as influências religiosas,
esta abordagem permeia o desenvolvimento das teorias do pensamento evolutivo
como um todo. Sem toda esta compreensão, pode-se formar um ambiente irreal da
sociedade na época e também neutralizar
o cientifismo e o dogmatismo que são encontrados frequentemente no material
didático no ensino de Ciências. Sem contar que esta abordagem ajuda na compreensão
dos conceitos científicos e seus métodos, permitindo um entendimento de sua natureza
e do ambiente que o cerca, acrescentando a evolução como um todo.
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