Nesta semana, propomos que o
tópico de seu portfólio seja baseado na leitura do artigo
científico “Construção de um Perfil Conceitual de Vida”,
disponível em
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p34.pdf.
1.
Levante dois pontos que você julgar mais interessantes do texto;
Questionário sobre a origem da vida e Definição dessa origem
conforme “relações”, modo relacional.
2.
Faça a relação desses pontos com as videoaulas da semana;
Aprendemos nas videoaulas um pouco sobre a origem da vida e suas
hipóteses. Quanto a relação da origem no texto, vimos através de
um questionário de pesquisa com alunos que, para cada pessoa, existe
uma definição diferente. No questionário proposto, não havia
gabarito. Todas as respostas estavam corretas, sendo proposto pelo
autor do questionário incrementar com mais alguma definição que se
achava oportuna pelo questionado. Isso só demonstra que cada pessoa
tem sua visão de origem de vida, ou seja cientifica ou seja
religiosa.
Outro ponto interessante foi que as definições de vida vieram de
pessoas de realidades distintas. O que definiu sua visão foram as
“relações” que tiveram na sua vida, ou seja, suas experiências.
Então podemos concluir que o modo relacional de uma pessoa interfere
diretamente em sua definição de origem de vida. Exemplo visto nas
aulas de um indígena que acredita que a vida surgiu do pó, da
terra, do barro em si, onde vem a explicação da cor de sua pele. Já
os cristãos acreditam no Gênesis, com o princípio de Adão e Eva
no paraíso. Importante ressaltar que este conceito deve, a cada
aprendizado, ser explorado e expandido, sabendo contextualizar suas
opiniões no momento certo e no lugar devido.
3.
Reflita sobre a importância do perfil conceitual para a atuação do
professor em sala de aula ao abordar temas biológicos.
Um
professor de Ciências deve seguir a ementa de seu curso e
posicionar-se, em relação ao conceito de vida, conforme sua matéria
propõe. Porém, deve-se respeitar todo conceito pessoal, visto que,
por mais que nossa ciência esteja avançada, não há certezas de
nada em relação a alguns conceitos, principalmente o de vida. A
Biologia é feita de pesquisas e transforma-se a todo momento. O que
hoje é conceito amanhã pode ser mito. Como exemplo, podemos citar a
descoberta de água em Marte. Através desta descoberta, pode-se
mudar todo conceito de vida que conhecemos até hoje. Então, o
professor deve aproveitar-se do perfil conceitual de seus alunos para
explorar e expandir o conhecimento deles mesmos e discutir estas
questões em sala de aula. Toda definição agrega valores, este tem
que ser o foco do docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário