Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

terça-feira, 13 de junho de 2017

Planejamento para o Ensino da Matemática Semana 04

Exercício 1
Imagine que na Escola em que trabalha exista um “jornal” que circula entre os alunos e suas famílias. Numa semana de Ciência e Cultura, foram programadas várias atividades e entre elas exibição de vídeos e filmes e você foi encarregado de escrever uma resenha crítica do TED que foi exibido na aula 14 que será publicada no jornal. Escreva esta resenha, que deve conter entre 300 e 400 palavras.
Segue a crítica postada no Jornal da Escola:
Sobre a palestra no estilo TED passada na semana de Ciência e Cultura, fica o seguinte questionamento: Consegue-se conciliar uma boa didática com o humor? Vimos que na palestra, o palestrante entreteu sua platéia com seu modo “stand up” de deixar sua mensagem e, ao mesmo tempo, ele ensinou um pouco da história da matemática, falando sobre conjecturas e teoremas. Um bom professor deve saber entreter seus alunos com uma boa didática e, por que não, com humor? Mas deve-se ter cuidado com o limite do humor para que esta não tire a seriedade e a verdade que há no ensinamento que se está tentando transmitir. Humor não é sinônimo de bagunça. Neste vídeo, a evidência do estilo “stand up” mostra uma outra estratégia de se passar um ensinamento, devendo um professor, com aptidão a isso, usar da melhor forma possível. Claro que não queremos artistas dando aula, mas sim professores compromissados em passar seus ensinamentos da melhor forma possível sem criar um ambiente “massante”.
A leveza com que se foi passada a sua mensagem também é de ser admirada. Com palavras simples e de boa compreensão, foi dado o recado. Professores com linguagem teorica muito carregada, dependendo da turma, não obtém sucesso em seus ensinamentos. Cabe uma reflexão: Queremos falar bonito e alcançar os ensinamentos para nós mesmos, os professores ou falamos a linguagem do jovem/aluno e os alcançamos passar nossa mensagem?  Professores antenados na linguagem de seus alunos conseguem alcançá-los mais facilmente. Isto acontece na palestra mostrada. Uma linguagem despojada e leve, livre de teorias “carregadas”.  


Exercício 2
Nas aulas 15 e 16 fizemos uma análise do conteúdo proposto pela BNCC para o 9o ano do Ensino Fundamental. Imagine que na escola em que trabalha as avaliações são bimestrais e a nota do aluno é composta por uma “provinha” que vale até 3,0 pontos e uma “prova” que vale 6,0 pontos, além de 1 ponto de outras atividades. Faça uma divisão da matéria indicada pela BNCC para o 9o ano do Ensino Fundamental por bimestre e indique os conteúdos que seriam cobrados em cada “provinha” e em cada “prova”. Faça uma justificativa simples da sua escolha.





1° Bimestre
Números: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta.
Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica.


Provinha: Peso 3,0
2° Bimestre
Potências com expoentes negativos e fracionários.
Números reais: notação científica e problemas.
Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

Prova: Peso 6,0
Atividades práticas: Inserção dos conteúdos aprendidos no cotidiano.
AP1: Peso 1,0
3° Bimestre
Álgebra: funções, representações numérica, algébrica e gráfica.
Razão entre grandezas de espécies diferentes.


Provinha: Peso 3,0
4° Bimestre
Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis.
Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações.

Prova: Peso 6,0
Atividades práticas: Inserção dos conteúdos aprendidos no cotidiano.
AP2: Peso 1,0
Fórmula Total
[(1°bim + 2°bim)/2 + AP1 + (3°bim + 4° bim)/2  + AP2]


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