Exercício 1
Após
a leitura do texto “Educação Popular: relatos de uma experiência na reflexão de
mundo a partir da palavra”, de Graciele Lukasak e Cristiane Rocha Silva, identifique
seus principais efeitos pedagógicos.
No primeiro momento
percebemos, que as mães em sua maioria já sabiam assinar o nome e que apenas a
escola que frequentaram foi o único local que tiveram contato com a escrita de
forma frequente. Deste modo de construção coletiva, levantou-se o universo
vocabular das educandas, desvelando a maneira de pensar dessas mães/mulheres,
seus comportamentos, suas expressões, sua linguagem, suas palavras e a sintaxe.
Ao retornarmos a sala de aula com objetivo de escrevermos um texto e argumentarmos
sobre a fotografia, sendo esta mais uma atividade nova, percebemos que no
início tiveram dificuldades em efetuá-la, mas no decorrer da atividade com o
nosso auxílio desenvolveram a mesma muito bem.
Mas de uma formação construída em conjunto, que rendeu frutos, além de escrever e ler teve a oportunidade de compreender as dificuldades da comunidade em que estavam inseridos.
Portanto, esse trabalho contribuiu para, como já propunha Paulo Freire, a formação de um sujeito pautado na ação-reflexão, que ultrapasse a visão fragmentada do mundo e que cada vez mais se torne capacitado para ser um sujeito ativo no mundo.
Mas de uma formação construída em conjunto, que rendeu frutos, além de escrever e ler teve a oportunidade de compreender as dificuldades da comunidade em que estavam inseridos.
Portanto, esse trabalho contribuiu para, como já propunha Paulo Freire, a formação de um sujeito pautado na ação-reflexão, que ultrapasse a visão fragmentada do mundo e que cada vez mais se torne capacitado para ser um sujeito ativo no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário