Localize na internet uma proposta
curricular para o ensino de ciências naturais ou matemática no ensino fundamental.
Analise-a mediante o confronto com a teoria curricular tyleriana.
Analisando os
parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental sobre ciências naturais, que se encontra no link http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf,
vemos que de
acordo com os objetivos do ensino fundamental, as fontes para elaboração
curricular são voltados para estudar as crianças, adotando, no dia-a-dia, atitudes de
solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo
para si o mesmo respeito. Conhecimento acumulado mostrando a elas conhecer
características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e
culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade
nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. Analisando a
sociedade buscando utilizar as diferentes linguagens verbal, musical,
matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e
comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em
contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de
comunicação. Dando experiências de aprendizagem sabendo utilizar diferentes
fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimentos, questionando a realidade formulando-se problemas e tratando de
resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a
intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário