Exercício 1
Um peixe nada logo
abaixo da superfície de um lago. Um observador olha para o lago, acima da
superfície. Para este observador, a profundidade do peixe é maior, igual ou
menor do que a sua profundidade real? Explique sua resposta fazendo um diagrama
de raios que localize a posição da imagem do peixe.
A profundidade do peixe, em relação ao observador, será menor que a
posição que realmente se encontra o peixe. Aos olhos do observador parecerá que
o peixe está perto da superfície, porém não está.
Exercício 2
Parte 1. Pense no
conceito de um “fóton branco”. Faz sentido? E um “fóton vermelho”?
Os fótons são elementos corpusculares da Luz. Então, um fóton branco
nada mais é que a maior velocidade de propagação possível de luz. E o fóton
vermelho seria uma velocidade inferior que a da luz, numa frequência diferente.
Parte 2. Quando a luz é
refletida por um espelho, na prática, talvez somente 80% da energia na luz
incidente é refletida. O restante da energia é absorvida pelo espelho e
convertida em calor. Em termos do modelo de fótons da luz, poderíamos explicar
o que acontece de duas formas diferentes:
1. 80% dos fótons são
refletidos.
2. Todos os fótons são
refletidos, mas cada um deles perde 20% da sua energia.
Baseado na sua experiência com espelhos, e no seu conhecimento sobre
fótons, aponte qual das duas interpretações é correta.
De acordo com o
conhecimento sobre fótons, a afirmação 1 está errada, pois numa superfície
espelhada, todos os fótons serão refletidos
e perdem 20% da sua energia,
conforme a afirmativa 2. A medida que o fóton é refletido, energia cinética se
transforma em calor fazendo com que a superfície seja aquecida. Então, a
energia refletida em 80% e os 20% restantes serão responsáveis pela conversão,
essa ultima quantidade será absorvida
mesmo que o fóton seja rebatido na superfície e
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