Competência

"Competência é saber fazer bem o que é preciso fazer..."

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Enfim... FÉRIAS!!!

Senhoras e Senhores, Bom dia!!!

Gostaria de agradecer à todos que são assíduos aqui no meu blog, de coração, muito obrigado!!

Mais um semestre se finda e, graças à Deus, galgamos mais um degrau rumo ao sucesso na Licenciatura. Neste próximo semestre começará uma nova etapa, a específica. Então, desde já, gostaria de agradecer aos discentes que me acompanharam até aqui porém, minha escolha foi pelo Curso de Licenciatura em Matemática no Polo Cruzeiro. Peço desculpas por, às vezes, não conseguir postar todos meus portfólios mas, na medida do possível, tentei ajudá-los de alguma forma.
Você, que estará no Curso de Licenciatura em Matemática, será bem-vindo ao meu blog para tirar dúvidas de seu Portfólio ou ainda criticar se caso eu fizer errado...rsrs
Agradeço aos Feedbacks do pessoal, isso com certeza nos dá força para continuar nesta luta do dia-a-dia. Não vou mentir que a UNIVESP não está muito feliz com meu blog porém este é um assunto para outro post...rsrs

Agora é aproveitar as férias e pra não enferrujar o cérebro, fazer algumas Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACC pra contar...

Obrigado por tudo e espero vocês no próximo semestre!!!

Até breve!!

Leandro Tiago


domingo, 26 de junho de 2016

MPPC Semana 07

Videoaula 13 - Formas de trabalhos científicos
Partindo-se da lógica da ciência, esta videoaula indicou os principais tipos de trabalhos científicos e suas características. Apesar disso, assegurou-se que toda pesquisa científica deve ser conclusiva.
CARACTERÍSTICAS DE UM TRABALHO CIENTÍFICO: Com base na metodologia científica, ele apresenta, no mínimo, uma conclusão original Sua qualidade não depende da extensão do texto nem do número de conclusões.
Sua qualidade não depende da extensão do texto nem do número de conclusões. Ela depende da qualidade da fundamentação e da conclusão.
TIPOS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Livros ou capítulos
Artigos: Artigos completos (full papers), Artigos de revisão (review papers), Artigos curtos (short communications)
Literatura Cinza (gray literature): Resumos em congresso (completo ou expandido), TCC – trabalho de conclusão de curso, Monografias, Dissertações e Teses.
Videoaula 14 - Base fundamental para a boa escrita
Aprenda aqui os principais elementos do estilo de escrita científica para tornar o texto claro, não ambíguo, conciso e não subjetivo. Inclui a construção de frases e parágrafos, bem como “o que” e “como” citar informações da literatura.
HÁ UM ESTILO CIENTÍFICO - INTERNACIONAL
O estilo não depende de área; os vícios e costumes sim.
Linguagem Impessoal -  Admite que a conclusão não depende da pessoa, apenas dos dados. Isso é ciência ultrapassada.
Linguagem Pessoal - Admite que a conclusão depende de como a pessoa enxerga os dados. É a linguagem usada nas revistas científicas de alto nível internacional.
HÁ UM ESTILO CIENTÍFICO – SINTÉTICO
Diversos Exemplos a seguir:
-A reação causou uma redução na atividade...
-A reação reduziu a atividade...
-A moça deu uma corrida até adentrar na casa de moradia de Eulálio.
 - A moça correu até entrar na casa de Eulálio.
- É bem estabelecido que poças de água aceleram a expansão da dengue.
 - Poças de água aceleram a expansão da dengue.
- O objetivo do presente estudo foi testar...
- Aqui testamos se...
FRASES VAZIAS
As conclusões foram baseadas nos dados do presente estudo.
Enfatizamos que se façam investigações também em outros contextos. Este estudo visa contribuir para o conhecimento na área de...
DIRETO
As metodologias de ensino foram aperfeiçoadas pelos alunos.
Os alunos aperfeiçoaram as metodologias de ensino. SUJEITO + VERBO (ação) + COMPLEMENTO.
OBJETIVO
- Os alunos são altos.
- Os alunos têm estatura superior a 1,80 m.
- Os alunos têm estatura média de 1,87 ± 0,02 m.
SIMPLES
Vários estudos corroboram que os peixes são sencientes.
Vários estudos sustentam que os peixes são conscientes de sofrimento.
FUNDAMENTADO
É importante as crianças terem contato com a natureza.
É importante as crianças terem contato com a natureza, pois esse contato estimula a criatividade (Silva, 2014).
CONSTRUÇÃO DE PARÁGRAFOS
Não construa parágrafo com apenas uma frase.
Considere o parágrafo como um conjunto de frases conectadas para defender UMA ideia.
Antes de escrever o parágrafo, tenha bem claro que ideia pretende apresentar com ele.
SUGESTÃO
Coloque a ideia central do parágrafo na primeira frase.
Nas frases seguintes, inclua informações que demonstrem que essa ideia central é válida.
EXEMPLO
O papel da saúde bucal na origem da doença cardiovascular tem recebido considerável atenção. A doença periodontal é um processo inflamatório crônico e complexo, resultando na perda de tecido conectivo e sustentação óssea dos dentes. É a principal causa de perda de dentes em adultos acima de 40 anos. De acordo com a OMS afeta pessoas no mundo todo, com prevalência de até 10% a 20%...
ORGANIZE CADA TÓPICO DO TEXTO ANTES DE REDIGÍ-LO e FAÇA UM OUTLINE.


Física Geral Semana 07

Nesta semana foi falado sobre a Física Quântica e sua teoria, mecânica quântica e a estrutura quântica dos átomos. Até o ano de 1900 a Física dita clássica descrevia todos os fenômenos menos os Fenômenos quânticos. Falado sobre:

Física Quântica - Átomos e a tabela periódica; Ferromagnetismo e Ímãs; Estabilidade da matéria; Impenetrabilidade da matéria; Dispersão da luz (interação da luz com a matéria); Espectro discreto dos átomos; Supercondutividade, superfluidez; O por que uma Teoria Quântica? Natureza discreta da Radiação, Natureza ondulatória da Matéria e Natureza dualística da matéria e da radiação; O que é a Teoria quântica? Descreve a natureza dual da matéria e da radiação, mecânica quântica não relativística, mecânica quântica relativística, teoria quântica de campos (segunda quantização); Consequências da Natureza Dualística; Propriedades Quânticas: Natureza discreta de determinadas grandezas físicas, Incerteza nas medidas, Estados quânticos, Distinção entre tipos de partículas, Grandezas físicas puramente quânticas (sem análogo clássico), Incerteza na localização das partículas (conceito de probabilidade); O que é a Física Quântica? Parte da física que requer a teoria quântica para a descrição dos fenômenos; Origem da Física Quântica - Ao explicar o espectro da radiação emitida por um corpo aquecido, Max Planck deu origem à Teoria Quântica; Radiação do Corpo Negro; Intensidade da Radiação Emitida; Função do Comprimento de Onda; Aspectos da Radiação Emitida; Frequência da Intensidade Máxima; Teoria da Radiação do Corpo Negro; O Nascimento da Teoria Quântica; Comportamento Corpuscular da Radiação - Ao explicar o efeito fotoelétrico, Einstein estabeleceu a natureza corpuscular da luz. A Radiação Exibe uma Natureza Corpuscular; O Espectro do Átomo de Hidrogênio - Ao explicar o espectro do átomo de Hidrogênio, Niels Bohr deu alguns passos decisivos na formulação da mecânica quântica; Natureza Ondulatória da Matéria; Fenômenos da interferência e da difração; Comportamento Ondulatório da Matéria; Padrões de interferência resultantes da difração de elétrons passando por uma fenda dupla. A sequência mostra o que seria esperado à medida que aumentamos o número de elétrons que passam pela fenda; Comportamento dual da Matéria - De Broglie; Quantização de Grandezas Físicas; Natureza Discreta das Grandezas Físicas; Espectro Quantizado do Átomo de Hidrogênio; Incerteza nas Medidas: Posição e Velocidade e Localização; Estado Quântico de um Sistema; Grandezas Físicas Puramente Quânticas Distintas -  Partículas: Bóson e Férmions; Spin e a Estrutura Quântica dos Átomos - Princípio da exclusão de Pauli; Spin e o Ferromagnetismo.

Teoria Quântica: Três Teorias Quânticas - Mecânica Quântica, Mecânica Quântica Relativística e Teoria Quântica de Campos; Diferença entre Quantum e Quanta - quantum = quantidade elementar de alguma coisa; Um Exemplo do Cotidiano; Números Quânticos; Quantum da Matéria e Quantum da Radiação;Aspecto discreto da matéria e da radiação; Quantização da Energia – Planck; Energia n quantum e quantum de energia h; Energia de um fóton - Fóton é o quantum da radiação eletromagnética; Grandezas Físicas - Grandezas Discretas e Contínuas. As frequências dos sons emitidos pela corda de um violão são quantizadas no sentido de exibirem um espectro discreto. A cada valor da frequência corresponde um modo de oscilação da corda. São exibidos quatro modos de oscilação de uma corda; Quantização da Energia - Condição de quantização dos raios das órbitas circulares na Teoria de Bohr; Número Quântico como Associado ao Espectro Discreto de Grandezas Físicas - Grandezas exibem um espectro discreto; Quantização de Outras Grandezas Físicas; Números Quânticos; Operadores Operadores Hermitianos; Representação Coordenadas; Comutadores; Quantização: Regras de Quantização; Dinâmica da Teoria; Estado de um Sistema - Autoestados e Autovalores; Transições entre Estados – Amplitudes de Transição; Amplitudes de Probabilidade; Autovalores e Auto Funções; Função de Onda e Sua Interpretação; Valores Esperados; Ortonormalidade e Completude dos Antoestados; Elementos de Matriz de Operadores Hermitianos.

Mecânica Quântica: Explicando o Espectro Discreto até 1926; Métodos Semiclássicos; Regras de quantização de Bohr-Sommerfeld; Formulação Matricial; Hipótese de De Broglie; Quantização Semiclássica; Em 1926 -Formulação da Mecânica – Equação de Hamilton Jacobi; Função Frente de Onda; Nova Formulação da Mecânica; Mecânica Ondulatória - Equação de ondas de matéria - “Todas essas afirmações contribuem de forma sistemática para abandonar as ideias de “posição do elétron” e “trajetória do elétron”. Se essas ideias não forem abandonadas, permanecerão contradições”; Teorias Quânticas: a Mecânica Quântica; Hipótese de De Broglie; A Equação de Schrödinger; Estados Estacionários; Partícula Confinada em uma Dimensão – Ondas Estacionárias; O Espectro do Átomo de Hidrogênio: As Séries Radiativas; A Função de Onda; O Átomo de Hidrogênio - Variáveis do Centro de Massa e Relativa; Separação de Variáveis; Momento Angular - Harmônicos esféricos; Energias Discretas; Polinômios de Laguerre Associados - Estados e Funções de Onda; O Espectro do Átomo de Hidrogênio: As Séries Radiativas e Estabilidade do Átomo - Existe um estado de energia mais baixa; Estado fundamental; Interpretação Probabilística.

Estrutura Quântica dos átomos: A Estrutura Quântica do Átomo:
1 - Num átomo, os elétrons são distribuídos em camadas.
2 - As camadas têm subcamadas.
3 - Cada subcamada tem um certo número de orbitais.
4 - Cada camada comporta um número limitado de elétrons.

Espectros Atômicos e Moleculares; O Modelo Atômico de Bohr; Quantização Utilizando a Hipótese de De Broglie; Quantização semi-clássica; Estrutura Quântica dos Átomos – Principio da exclusão de Pauli; Número Quântico Principal; As Camadas de um Átomo; Subcamadas; Natureza Discreta das Grandezas Físicas – Orbitais; Número Quântico de Spin; Contando o Número de Elétrons numa Camada; Comportamento Ondulatório: Os Orbitais; Estados Possíveis - Subcamadas e Orbitais; Os Vários Átomos; A Tabela Periódica.

Inglês IVB Semana 07

In the Lesson 7, we saw a review about all classes of eighth bimester. They are:

·         Lesson 01 – Participating in an academic forum: talking about keypoints of texts or presentations and expressions  of arguments  for or against that points;
·         Lesson 02 – Participating in class discussions: A positioning linked at view of points of classmates and expression of agree and disagree with these points;
·         Lesson 03 -  Tutoring Sessions: Treatment ways relatives at teachers em CU, Denver, expressions of interesting and academic needs, descritions of activities relatives at different ways of learnings;
·         Lesson 04 – Talking about projects: Integration project presentation and a form of create asks and answers about it;
·         Lesson 05 – Looking for an internship -  How to do a résumé;
·         Lesson 06 – Applying for an internship – How to do a video résumé;

With all these classes, we have sure that learning so much. Now, We can:

·         To cite a key point in a text and Express my views and offer an argument (Lesson 1);
·         To take a stand and agree, disagree, or sit on the fence (Lesson 2)
·         To address my tutor, talk about my academic needs and interests and talk about my learning style (Lesson 3);
·         To talk about my project to my classmates and ask questions about other students’ projects (Lesson 4);
·         Tell the difference between a CV and a résumé and write it (Lesson 5);
·         To create a video résumé (Lesson 6).

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Inglês IVb Semana 06

Exercício 1

Choose one of the words from the box to complete the tables given below. Table 1 is given to you as an example.

hire
ultimately
sound
enable
regret

Table 1 (example)

someone to
hire a professional to
people who
me for



Table 2

hiring me
regret letting me
asking me
giving me



Table 3

education in
sound knowledge of
practices in
understanding of



Table 4

benefit from
ultimately improve
help
produce



Table 5

you to
enable students to
me to
the development of



Exercício 2

The dialogue below was taken from episode 9, season 9, of the Big Bang Theory TV series. In this episode Howard unexpectedly meets Elon Musk — a business magnate, engineer, and investor — in a soup kitchen and hopes to get a job in one of his companies. To do that he introduces himself in a way that is very similar to what he could have said in a video résumé.

Read the dialogue and mark the kinds of information that Howard has given Elon in hope of getting a job.

Howard: You’re Elon Musk!
Elon: I am.
Howard: What are you doing here?
Elon: I’m washing dishes. Well, I was on the turkey line, but I got demoted for being too generous with the gravy.
Howard: Oh, man, what an honour to meet you. I’m, I’m such a fan of Tesla and SpaceX. All your companies. Howard Wolowitz, Caltech.
Elon: Nice to meet you, Howard. Feels great to come down here and help the less fortunate, huh?
Howard: Oh, yeah. Nothing better than helping people. Which is something I realized when I was viewing Earth from the deck of the International Space Station, where I spent two months as a payload specialist, a job I was qualified for because I’m an MIT-trained engineer.

( X ) Introduction
( ) Objective
( ) Education
( X ) Work experience
( X ) Skills
( ) Other considerations
( ) Contact information

Exercício 3

Read the sentences below and mark (Y) for things you should do and (N) for things you shouldn’t do when recording a video résumé.

( N ) Wear too much make up.
( Y ) Dress formally.
( N ) Speak fast and in a flat voice.
( N ) Move a lot.
( Y ) Use positive body language.
( N ) Use words such as like, erm, ah.
( Y ) Speak clearly.
( N ) Pull some negative facial expressions.
( Y ) Keep your video short (no more than 1-3 minutes in total).
( Y ) Throw good energy by smiling to the audience.
( Y ) Maintain a relaxed posture.
( Y ) Engage the audience by looking directly at the camera.

domingo, 12 de junho de 2016

MPPC Semana 05

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO- UNIVESP
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA



LEANDRO TIAGO NASCIMENTO SILVA









O porquê da escassez do néctar da vida?



                                                          













Cruzeiro
2016


OBJETIVO GERAL
           
Este projeto tem como objetivo desenvolver um padrão de ação contra um mal que vem se fazendo presente em toda a humanidade: A escassez de água no planeta. Com base em estudos e pesquisas, foi estabelecido um padrão de ação para a economia de água e assim, combater a falta deste bem essencial para a humanidade.




OBJETIVO ESPECÍFICO
            Para que a meta de salvarmos o planeta água seja alcançada com sucesso, devemos cumprir metas parciais que nos levará ao nosso êxito. Então, devemos:
·         Identificar fatores que influenciam na falta de água;
·         Enumerar os fatores que levam a escassez de água e;
·         Verificar se há possibilidade de mudar estes fatores;














INTRODUÇÃO
A pergunta que não quer calar é: O porquê da escassez do néctar da vida? Esta pergunta explicita a pertinência e a importância do trabalho realizado sobre a escassez sofrida nestes últimos tempos no país e no mundo. Enquanto este tema é inserido na área de formação do cidadão, este pode contribuir para o bem comum e poderá mostrar o seu potencial de contribuição para a difusão do conhecimento no determinado assunto relacionado, bem como assuntos abordados. Esta é a nossa motivação. O Brasil é um dos poucos países que esbanjam água potável para atividades que não exigem um líquido tão puro, como a lavagem de ruas ou de carros. No primeiro mundo, a maioria dos países conta com algum programa de reuso da água. Em Israel, país afetado pela escassez, 70% da água suja é tratada para ser reaproveitada depois.

ESCASSEZ CRESCENTE
Para satisfazer suas necessidades diárias, cada ser humano precisa de 20 a 50 litros de água. Mas, pelas contas da ONU, 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água de boa qualidade. Mesmo no Brasil, considerado o país mais rico do mundo em água doce (13% das reservas mundiais estão por aqui), a situação é grave: cerca de um quinto da população não recebe água encanada em casa. No mundo todo, pouco mais da metade da água captada em rios e lagos chega de fato à torneira. Em uma cidade como São Paulo, 20% se perdem em vazamentos e outros 20% em ligações clandestinas. Deter esse sumiço é um trabalho demorado, que demanda análise cuidadosa de cada metro da tubulação.




















METODOLOGIA

Para se ter ideia, a Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que hoje já existam 1,1 bilhão de pessoas sem acesso à água potável. À primeira vista, o problema é a escassez do líquido - afinal, apenas 2,5% da água do planeta é doce. Como a maior parte dessa reserva está no gelo dos polos e das montanhas, sobra menos de 0,1% nos rios, lagos e lençóis subterrâneos para a gente usar. A cobiça pelo "ouro azul" é tanta que, nos últimos 50 anos, mais de 500 conflitos tiveram a água como motivo principal. "Mesmo assim, a questão fundamental não é a quantidade de água: por enquanto, consumimos apenas 12% do líquido disponível. O problema é o mau uso desse recurso. Isso, sim, pode agravar ainda mais a crise de abastecimento", diz o geólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP).
Para diminuir a gastança, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. De nossa parte, a chave é mudar hábitos para economizar. Portanto, evite tomar banhos longos - pelas contas dos especialistas, 37% da água usada para o consumo humano vai para o ralo nas chuveiradas intermináveis. E, nada de fazer a barba com a torneira aberta - em apenas cinco minutos, o desperdício chega a 80 litros! De resto, é aplicar a lição que todo mundo já conhece, fechando bem as torneiras, regulando as descargas e evitando esbanjar água lavando a rua.







Física Geral Semana 05

Exercício 1
A temperatura do ar é proporcional à energia cinética média por molécula. Use a seguinte relação entre as velocidades médias das moléculas e a temperatura do gás (veja a aula 18 do Prof. Gil) para responder à pergunta:
a. Procure a massa atômica de Oxigênio (O) e a do Hélio (He) e mostre que uma molécula de O2 tem 8 vezes mais massa que uma molécula de He.

b. Se moléculas de O2 e He formam um gás em equilíbrio térmico, qual é a razão entre suas velocidades médias? Qual elemento tem velocidade média maior?

LIBRAS Semana 05

https://drive.google.com/file/d/0B7ppCqXTXcIYRXA2QWk0Wmswbzg/view


FOCE Semana 05

Exercício 1
Após a leitura do texto “Educação Popular: relatos de uma experiência na reflexão de mundo a partir da palavra”, de Graciele Lukasak e Cristiane Rocha Silva, identifique seus principais efeitos pedagógicos.

No primeiro momento percebemos, que as mães em sua maioria já sabiam assinar o nome e que apenas a escola que frequentaram foi o único local que tiveram contato com a escrita de forma frequente. Deste modo de construção coletiva, levantou-se o universo vocabular das educandas, desvelando a maneira de pensar dessas mães/mulheres, seus comportamentos, suas expressões, sua linguagem, suas palavras e a sintaxe. Ao retornarmos a sala de aula com objetivo de escrevermos um texto e argumentarmos sobre a fotografia, sendo esta mais uma atividade nova, percebemos que no início tiveram dificuldades em efetuá-la, mas no decorrer da atividade com o nosso auxílio desenvolveram a mesma muito bem.
Mas de uma formação construída em conjunto, que rendeu frutos, além de escrever e ler teve a oportunidade de compreender as dificuldades da comunidade em que estavam inseridos.
            Portanto, esse trabalho contribuiu para, como já propunha Paulo Freire, a formação de um sujeito pautado na ação-reflexão, que ultrapasse a visão fragmentada do mundo e que cada vez mais se torne capacitado para ser um sujeito ativo no mundo.


domingo, 5 de junho de 2016

FOCE Semana 04

Localize na internet uma proposta curricular para o ensino de ciências naturais ou matemática no ensino fundamental. Analise-a mediante o confronto com a teoria curricular tyleriana.


Analisando os parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental sobre ciências naturais, que se encontra no link http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf, vemos que de acordo com os objetivos do ensino fundamental, as fontes para elaboração curricular são voltados para estudar as crianças,  adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Conhecimento acumulado mostrando a elas conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. Analisando a sociedade buscando utilizar as diferentes linguagens verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Dando experiências de aprendizagem sabendo utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, questionando a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

MPPC Semana 04

Leia abaixo alguns trechos do livro “A curiosidade premiada”, de Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares. Caso deseje, procure mais informações sobre o livro na internet.

Glorinha era uma menina muito curiosa.
A cozinheira não podia trabalhar sossegada.
- O que tem dentro dessa panela?
- Porque você chora quando corta cebola?
[...]
A mãe dela estava exausta.
- Já sei! Vou pedir opinião a Dona Domingas!
- Muito simples. Sua filha sofre de curiosidade acumulada.
[...]
- Há um remédio para isso.
- Qual?
- Começar a responder às perguntas dela.
A mãe foi para casa e contou tudo ao pai.
Começaram a responder, sempre a verdade.
Glorinha passou dias fazendo perguntas, sem parar:
- Onde o sol estava, quando era noite?
- De onde foi que eu vim?
- O que é arco-íris?
- O que faz o vento ventar?
[...]
Glorinha começou a fazer menos perguntas por dia. Mas as perguntas foram ficando mais difíceis.
- Por que a rosa primeiro é botão, depois é flor, depois é murcha?
Os pais correram para Dona Domingas:
- Não sabemos responder!
- Então comecem a perguntar junto com ela.
- Mas, Dona Domingas! Nós somos grandes!
- E daí? Eu também sou grande e pergunto até hoje!
Tudo se modificou naquela família. Glorinha perguntava:
- Onde acabam as estrelas?
O pai respondia:
- Também não sei. Vamos perguntar a um astrônomo?
Iam todos ao Observatório. Até o irmão menor de Glorinha ia também.
O astrônomo contava tudo, muito contente.
As pessoas que fazem as coisas têm muito o que contar.
[...]

Quais relações podem ser estabelecidas entre o livro “A curiosidade premiada” e nossos estudos da semana?


Este texto relata a mais profunda verdade. Seu conteúdo mostra coerência com as aulas desta semana que foram sobre pesquisas, onde se tem início nas perguntas. O texto resume que um bom curioso, que não se contenta em não saber sobre as coisas que estão ao seu redor, terá sempre mais conhecimento que uma pessoa que se conforma com tudo. As aulas desta semana foram como encontrar problemas pertinentes para pesquisa e como estabelecer objetivos para pesquisa, mostrando que tudo começa por perguntas, afinal o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas. Através das perguntas, traçamos um objetivo que gera metodologia, resultados e, finalmente, a resposta que tanto almejamos.  

LIBRAS Semana 04

Leia o fragmento a seguir, reproduzido de um livro de Ruth Rocha (1992). Com base no que aprendeu nas videoaulas desta semana, comente as colocações da autora a respeito dos surdos e de sua língua.
“Os surdos-mudos possuem dois tipos de linguagem. Ambas se valem de gestos das mãos. Uma, para indicar letras, que formam palavras, nas mais variadas línguas. Outra, que expressa, através dos gestos, uma linguagem própria, permitindo que os surdos-mudos possam ser compreendidos em qualquer parte do mundo, ao contrário do que acontece com as pessoas que ouvem e falam” (ROCHA, 1992, p. 9).


Sabe-se que a língua de sinais não é só expressa por gestos com as mãos mas também faciais e corporais. Os surdos fazem uso de formas mímicas e pantomímicas em meio à sinalização mas não se resume somente a isso. Muitos gestos de ouvintes são incorporados à língua de sinais. Esta linguagem que é uma forma de comunicação é considerada a língua dos surdos. Sabemos que a LIBRAS não é universal e não foram inventada por ouvintes, tendo sua história própria e foi originária da língua de sinais francesa (LSF). Existe  diversas outras línguas de sinais pelo mundo, como exemplo Auslan, Asl, língua de sinais turca, etc. Então, o que a autora citou em seu livro, não é bem a realidade sobre a língua de sinais. 

Física Geral Semana 04

Exercício 1
Um peixe nada logo abaixo da superfície de um lago. Um observador olha para o lago, acima da superfície. Para este observador, a profundidade do peixe é maior, igual ou menor do que a sua profundidade real? Explique sua resposta fazendo um diagrama de raios que localize a posição da imagem do peixe.

A profundidade do peixe, em relação ao observador, será menor que a posição que realmente se encontra o peixe. Aos olhos do observador parecerá que o peixe está perto da superfície, porém não está.

Exercício 2
Parte 1. Pense no conceito de um “fóton branco”. Faz sentido? E um “fóton vermelho”?
Os fótons são elementos corpusculares da Luz. Então, um fóton branco nada mais é que a maior velocidade de propagação possível de luz. E o fóton vermelho seria uma velocidade inferior que a da luz, numa frequência diferente.
Parte 2. Quando a luz é refletida por um espelho, na prática, talvez somente 80% da energia na luz incidente é refletida. O restante da energia é absorvida pelo espelho e convertida em calor. Em termos do modelo de fótons da luz, poderíamos explicar o que acontece de duas formas diferentes:
1. 80% dos fótons são refletidos.
2. Todos os fótons são refletidos, mas cada um deles perde 20% da sua energia.
Baseado na sua experiência com espelhos, e no seu conhecimento sobre fótons, aponte qual das duas interpretações é correta.
De acordo com o conhecimento sobre fótons, a afirmação 1 está errada, pois numa superfície espelhada, todos os fótons serão refletidos  e perdem  20% da sua energia, conforme a afirmativa 2. A medida que o fóton é refletido, energia cinética se transforma em calor fazendo com que a superfície seja aquecida. Então, a energia refletida em 80% e os 20% restantes serão responsáveis pela conversão, essa ultima quantidade será absorvida  mesmo que o fóton seja rebatido na superfície e