Exercício 1
Crie um problema de modelagem matemática usando produto de
matrizes. Pode ser parecido com o apresentado em aula, mas, de preferência,
procure achar uma situação diferente que ilustre este conceito. Procure exemplos
inspiradores na internet ou em livros didáticos.
Fernando
é um aluno que pesa 73 quilos. Ela quer perder peso por meio de um programa de
dieta e de exercícios. Após consultar a tabela 1, ele montou o programa de exercícios
na tabela 2. Quantas calorias ele vai queimar por dia se seguir esse programa?
Tabela 1 - CALORIAS QUEIMADAS POR
HORA
Peso
|
Caminhar a 3Km/h
|
Correr a 9Km/h
|
Andar de bicicleta a 9Km/h
|
Jogar futebol
|
69
|
213
|
651
|
304
|
420
|
73
|
225
|
688
|
321
|
441
|
77
|
237
|
726
|
338
|
468
|
81
|
249
|
764
|
356
|
492
|
Suponhamos um acompanhamento deste
aluno através de um programa de exercícios ao longo da semana.
Tabela 2 - HORAS POR DIA PARA CADA
ATIVIDADE
|
Caminhar
|
Correr
|
Andar de bicicleta
|
Jogar futebol
|
Segunda-feira
|
1,0
|
0,0
|
1,0
|
0,0
|
Terça-feira
|
0,0
|
0,0
|
0,0
|
2,0
|
Quarta-feira
|
0,4
|
0,5
|
0,0
|
0,0
|
Quinta-feira
|
0,0
|
0,0
|
0,5
|
2,0
|
Sexta-feira
|
0,4
|
0,5
|
0,0
|
0,0
|
Após este
levantamento vamos cruzar as informações:
As
informações do aluno Fernando estão localizadas na tabela 1, segunda linha.
Essa informação pode ser representada por uma matriz X 4x1 e as da tabela2,
através de uma matriz A 5x4. Então, por meio destas informações podemos dizer
quantas calorias Fernando vai queimar após cada dia de exercício físico,
simplesmente calculando A . X:
Se
formarmos o produto AX, a primeira linha de A.X vai representar as calorias que
ela vai queimar na segunda-feira:
1,0. 225
+ 0,0. 688 + 1,0. 321 + 0,0. 441 = 546
O produto
da segunda linha de A . X representam as calorias para terça-feira:
0,0. 225 + 0,0. 688 + 0,0. 321 + 2,0. 441 =
882
O produto
da terceira linha de A .X representam as calorias para quarta-feira:
0,4. 225
+ 0,5. 688 + 0,0. 321 + 0,0. 441 = 434
O produto
da quarta linha de A .X representam as calorias para quinta-feira:
0,0. 225 + 0,0. 688 + 0, 5 . 321 + 2,0. 441 =
1042,5
O produto
da quinta linha de A .X representam as calorias para sexta-feira:
0,4. 225
+ 0,5. 688 + 0,0. 321 + 0,0. 441 = 434
A matriz A é de ordem 5 x 4, e a matriz X é de ordem 4 x 1 e
a matriz-produto A.X é de ordem 5 x 1. Podemos, então perceber que a
multiplicação de duas matrizes somente é possível se o número de colunas da
primeira for o mesmo que o número de linhas da segunda.
Logo, Fernando vai queimar 546 calorias na segunda-feira, 882
calorias na terça-feira, 434 calorias na quarta-feira, 1042,5 calorias na
quinta-feira e 434 calorias na sexta-feira com este programa de dieta e
exercícios.
Exercício 2
Destaque algum
aspecto relevante e/ou alguma habilidade cognitiva que o estudo do conceito de
função agregue ao estudante. Faça isso para cada uma das várias formas de se
apresentar esse conceito:
a.
Diagrama de flechas:
A lei de formação que intitula
uma determinada função, possui três características básicas: domínio,
contradomínio e imagem. Essas características podem ser representadas por
diagramas de flechas, isso facilitará o entendimento por parte do estudante.
Exemplo:
b.
Fórmula com variável:
Dizemos que uma variável y é
função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x
corresponde a um ou mais valores em y.
Exemplo Integral em função de
Z:
c. Pares
ordenados:
Indicamos por (x, y) o par ordenado
formado pelos elementos x e y, onde x é o 1º elemento e y é o 2º
elemento.
Exemplo:
c.
Gráficos:
Sob um ponto de vista
operacional, uma função pode ser considerada um conjunto de pares ordenados (x;
y), criados de acordo com determinado critério; plotados em um sistema de
coordenadas cartesianas. Os pares ordenados assim criados produzem o que se
chama de gráfico da função.
Exemplos:
d.
Tabelas de valores:
Tanto as tabelas como os
diagramas de setas permitem representar funções, sendo, no entanto, a última
mais rigorosa já que permite a representação do conjunto de chegada quando este
não coincide com o contradomínio.
Exemplo: Considera as funções f e g que a cada jovem
associam a sua idade, ambas representadas pelo diagrama de setas e por uma
tabela.
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