Exercício 1
Quantas raízes possui a equação ax2 + bx + c = 0? Dê sua resposta
em termos de a, b e c. (Observe que não foi assumido que a ≠ 0 !!)
Existem
três relações com o delta da função do segundo grau. Essas relações
estabelecem as seguintes condições:
Primeira condição: Quando Δ > 0, a equação possui duas raízes
reais diferentes.
Segunda
condição: Quando Δ = 0, a equação
possui uma única raiz real.
Terceira
condição: Quando Δ < 0, a equação
não possui raiz real.
Logo,
esta equação é igual a zero, então possui somente uma única raiz real.
Exercício 2
Escreva um “Roteiro de estudos” para alunos da primeira
série do Ensino Médio, para o estudo de Equações Irracionais. (Coloque um
resumo da matéria, exemplos resolvidos e propostos, com gabarito)
Roteiro
de estudos: 1a série do Ensino Médio
Matemática
Algumas dicas de como estudar Matemática:
·
Fazer anotações da lousa
sobre o tópico que o professor explicou em aula;
·
Fazer todas as tarefas
propostas pelo professor;
·
Dedicar 20 minutos do
dia para revisar todo conteúdo que trabalhou em aula;
·
Quando houver dúvidas,
recorrer aos plantões e ao Professor;
·
Refazer, tentando
entender, tudo aquilo que errou seja nas avaliações, tarefas ou listas de
exercícios.
Conteúdos abordados no 1º Trimestre:
ü Conjunto dos números reais;
ü Conjunto dos números naturais;
ü Conjunto dos números inteiros;
ü Conjunto dos números racionais;
ü Conjunto dos números irracionais ;
ü Equações irracionais;
ü Equações do 1º grau com uma variável (revisão);
ü Equação do 1º grau com duas variáveis;
ü Plano cartesiano;
ü Sistema de Equação do 1º grau.
Objetivos essenciais que esperamos atingir:
ü Identificar os números irracionais como números de
representação decimal infinita e não-periódica e sua localização na reta
numérica;
ü Resolver situações problema, utilizando diferentes
procedimentos, envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais.
ü Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas:
expressões e igualdades, identificando as equações e os sistemas de equações.
Formas de Avaliações:
Ø Avaliação Contínua que terá os seguintes critérios e pesos:
ü Tarefas contendo 20% da nota trimestral;
ü Aproveitamento e observação do desempenho do aluno em sala
de aula contendo 30% da nota Trimestral;
ü “Provinhas” ou “testes relâmpagos” contendo 50% da nota
trimestral. Os três itens totalizam 100% ou 10 pontos.
Ø Avaliação Global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário