Exercício 1
Imagine que na
Escola em que trabalha exista um “jornal” que circula entre os alunos e suas
famílias. Numa semana de Ciência e Cultura, foram programadas várias atividades
e entre elas exibição de vídeos e filmes e você foi encarregado de escrever uma
resenha crítica do TED que foi exibido na aula 14 que será publicada no jornal.
Escreva esta resenha, que deve conter entre 300 e 400 palavras.
Segue a crítica postada no Jornal da Escola:
Sobre a palestra no estilo TED passada na semana de Ciência e
Cultura, fica o seguinte questionamento: Consegue-se conciliar uma boa didática
com o humor? Vimos que na palestra, o palestrante entreteu sua platéia com seu
modo “stand up” de deixar sua mensagem e, ao mesmo tempo, ele ensinou um pouco
da história da matemática, falando sobre conjecturas e teoremas. Um bom
professor deve saber entreter seus alunos com uma boa didática e, por que não,
com humor? Mas deve-se ter cuidado com o limite do humor para que esta não tire
a seriedade e a verdade que há no ensinamento que se está tentando transmitir.
Humor não é sinônimo de bagunça. Neste vídeo, a evidência do estilo “stand up”
mostra uma outra estratégia de se passar um ensinamento, devendo um professor,
com aptidão a isso, usar da melhor forma possível. Claro que não queremos
artistas dando aula, mas sim professores compromissados em passar seus
ensinamentos da melhor forma possível sem criar um ambiente “massante”.
A leveza com que se foi passada a sua mensagem também é de
ser admirada. Com palavras simples e de boa compreensão, foi dado o recado.
Professores com linguagem teorica muito carregada, dependendo da turma, não
obtém sucesso em seus ensinamentos. Cabe uma reflexão: Queremos falar bonito e
alcançar os ensinamentos para nós mesmos, os professores ou falamos a linguagem
do jovem/aluno e os alcançamos passar nossa mensagem? Professores antenados na linguagem de seus
alunos conseguem alcançá-los mais facilmente. Isto acontece na palestra
mostrada. Uma linguagem despojada e leve, livre de teorias “carregadas”.
Exercício 2
Nas aulas 15 e 16 fizemos uma
análise do conteúdo proposto pela BNCC para o 9o ano do Ensino Fundamental. Imagine
que na escola em que trabalha as avaliações são bimestrais e a nota do aluno é
composta por uma “provinha” que vale até 3,0 pontos e uma “prova” que vale 6,0 pontos,
além de 1 ponto de outras atividades. Faça uma divisão da matéria indicada pela
BNCC para o 9o ano do Ensino Fundamental por bimestre e indique os conteúdos
que seriam cobrados em cada “provinha” e em cada “prova”. Faça uma
justificativa simples da sua escolha.
1° Bimestre
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Números: Necessidade dos números reais para medir
qualquer segmento de reta.
Números irracionais: reconhecimento e localização
de alguns na reta numérica.
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Provinha: Peso 3,0
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2° Bimestre
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Potências com expoentes negativos e fracionários.
Números reais: notação científica e problemas.
Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de
percentuais sucessivos.
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Prova: Peso 6,0
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Atividades práticas: Inserção dos conteúdos
aprendidos no cotidiano.
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AP1: Peso 1,0
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3° Bimestre
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Álgebra: funções, representações numérica, algébrica
e gráfica.
Razão entre grandezas de espécies diferentes.
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Provinha: Peso 3,0
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4° Bimestre
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Grandezas diretamente proporcionais e grandezas
inversamente proporcionais.
Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis.
Resolução de equações polinomiais do 2º grau por
meio de fatorações.
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Prova: Peso 6,0
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Atividades práticas: Inserção dos conteúdos
aprendidos no cotidiano.
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AP2: Peso 1,0
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Fórmula Total
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[(1°bim + 2°bim)/2 + AP1 + (3°bim + 4°
bim)/2 + AP2]
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